Newsletter

Área de TI conta com demanda maior do que oferta de profissionais no mercado do RS

8 de maio de 2017

Crédito: Divulgação Senac-RS

Crédito: Divulgação Senac-RS

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), divulgou no ano de 2016, que 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional qualificado. As demandas na área de TI vão na contramão e se tornam cada vez maiores, à medida que os produtos e serviços se tornam mais digitalizados e mais de 58% da população brasileira têm acesso a internet. O mercado de tecnologia da informação se mantém em constante crescimento apesar da recessão econômica e da instabilidade financeira.

Além do acesso à rede, há outros fatores que contribuem para a demanda por profissionais da área, como destaca a coordenadora do curso de Tecnologia em Sistemas para a Internet da Faculdade Senac de Porto Alegre, Aline de Campos. “A evolução dos processos comunicacionais mediados por computador e o crescente interesse em ambientes de interação, colaboração e criação por parte dos usuários abre a possibilidade de novos sistemas, negócios e mídias, como se pode comprovar analisando a constante aparição de serviços, redes sociais, ambientes de colaboração, sistemas de gestão entre outros recursos aplicados a plataforma web”.

“Para quem está pensando em ingressar nessa área profissional, é importante escolher uma graduação que tenha currículo alinhado às exigências do mercado e com foco em vivências práticas capazes de desenvolver competências técnicas em convergência com as competências humanas necessárias para uma atuação consciente”, orienta Aline.

Além da formação oferecida nas graduações, é importante estar atento aos novos nichos de trabalho e às abordagens inovadoras, o que contribui para aumentar a empregabilidade. Dentro da área de desenvolvimento de sistemas para internet, uma profissão que cresce em termos de demanda é a de Desenvolvedor Front-end, ou seja, o responsável pelo desenvolvimento de interfaces para web. Este profissional utiliza de linguagens de marcação e estilo bem como, Javascript e diversos frameworks.
As graduações tecnológicas em Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores são opções no Vestibular de Inverno 2017 da Faculdade Senac Porto Alegre.

O processo seletivo é gratuito e interessados podem se inscrever pelo site www.senacrs.com.br/vestibular. A prova única de redação será aplicada no dia 6 de maio, às 9h, no Campus I da Faculdade, Rua Coronel Genuíno, 130 – Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3022-1044.