Notícias

É amanhã (31/05) o Dia do Desafio em 493 cidades gaúchas

30 de maio de 2017

Corrida Noturna está entre as atividades do Dia do Desafio

Corrida Noturna está entre as atividades do Dia do Desafio

 

Nesta quarta-feira (31/05), acontece o Dia do Desafio. No RS, serão 493 cidades engajadas nas ações em prol de uma qualidade de vida melhor. Sempre agendado para última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio é promovido no Rio Grande do Sul pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e pelas Prefeituras Municipais, com o objetivo de engajar e incentivar a comunidade para a prática de atividades físicas. Neste dia, entre a zero hora e 20h, a comunidade deve interromper sua rotina para praticar, por pelo menos 15 minutos consecutivos, uma atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence o desafio. Mais informações pelo site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

Em Porto Alegre, a partir do primeiro minuto da madrugada desta quarta-feira, cerca de 1,5 mil atletas participam da Corrida Noturna do DDD. Já das 8h às 18h, equipes do Sesc/RS estarão em escolas, comércios, empresas, academias e espaços públicos da Capital, promovendo diversas atividades. Parede de escalada, giroscópio, esteiras para corridas, bicicletas ergométricas que geram energia ao pedalar, apresentações de dança, artes marciais e atividades recreativas estão presentes na programação. Também é destaque a presença do ex-atleta olímpico, Robson Caetano, que irá participar da Corrida Noturna e algumas ações ao longo do dia. Nesta edição do DDD, o confronto saudável de Porto Alegre será com São Paulo. Confira a programação completa abaixo, e mais informações em www.sesc-rs.com.br.

A Arena do DDD no Largo Glênio Peres reunirá uma série de atividades gratuitas ao longo do dia. O giroscópio e a parede de escalada estão entre as ações programadas. Um dos destaques da programação é o Flash Mob da Maturidade, em que dezenas de idosos farão apresentação de dança, às 10h, mostrando que a terceira idade pode ser muito ativa. Ainda no Glênio Peres, a Arena do Desafio de Artes Marciais contará com diversas apresentações.

Algumas atividades se destacam na programação pelo inusitado, o que é o caso das duas bicicletas ergométricas que estarão disponíveis na Secretaria Estadual de Educação (Av. Borges de Medeiros, 1501). Os aparelhos promovem ao mesmo tempo: atividade física, auxílio ao mesmo ambiente e diversão. Pois, ao ato de pedalar faz com que o objeto produza energia, e ao mesmo tempo simule uma passagem por pontos turísticos da Capital gaúcha.

Durante todo o dia, Centro Estadual de Treinamento Esportivo, em parceria com o Sesc/RS também estará recebendo visita de alunos de escolas municipais e estaduais para aproveitar os brinquedos que terão no local, como surf mecânico, escalada inflável, High Jump, jogo de cotonetes, touro mecânico e camas elásticas. No local, ainda serão realizadas atividades esportivas de diversas modalidades com os visitantes. Além do CETE, o Dia do Desafio 2017 conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Coordenadoria Geral da Vigilância em Saúde e Federações Gaúchas de diversas modalidades.

A Corrida Noturna irá dar a largada para o Dia do Desafio, pois a ação terá início às 00h01min do dia 31 de maio, ou seja, ainda na madrugada do dia 30/05. O evento irá contar com a participação do ex-atleta olímpico Robson Caetano, reconhecido pelo seu esforço na modalidade da corrida. A prova terá início na Rótula das Cuias (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 135), e possui três categorias de distância, 3km, 5km e 10km. As inscrições já encerraram e a prova, que integra o calendário do Circuito Sesc/ Caixa de Corridas, contará com cerca de 1,5 mil atletas.

 

DIA DO DESAFIO 2017 – Programação Porto Alegre

 

ESQUINA DEMOCRÁTICA

Entre a Av. Borges de Medeiros e a Rua dos Andradas

 

8h às 18h – Chute a gol

Uma equipe do Sesc/RS estará na Esquina Democrática desafiando os transeuntes a acertarem a bola dentro da trave.

 

 

LARGO GLÊNIO PERES

Praça Quinze de Novembro, s/n – Centro Historico

 

8h – Hapikidô

 

8h às 18h – Parede de Escalada

Uma parede com apoios, cordas e um desafio: chegar até o topo. A atração é um convite à coragem, perseverança e diversão!

 

8h às 18h – Giroscópio

Curioso e desafiador: O participante entra em um sistema esférico, é suspenso no ar e sofre rotações dentro do aparelho. Uma experiência única e diferenciada.

 

8h às 18h – 50m² de Tatame

Em um tatame de 50m² serão realizadas diversas apresentações de artes marciais, como Hapkidô, Karatê, MMA, Jiu-Jitsu, Judô, Muay Thay, Krav Maga e Capoeira.

 

9h – Kung Fu

 

9h – Tai Chi Chuan

 

10h – Flash Mob da Maturidade

Os grupos da Maturidade Ativa do Sesc realizarão uma apresentação de dança no estilo flash mob. São dezenas de idosos mostrando que a terceira idade pode, sim, ser muito ativa.

 

10h e 16h – MMA

 

11h, 13h e 17h – Jiu Jitsu

 

12h – Judô

 

12h – Dança do Leão

 

14h – Muay Thay

 

14h às 16h – Oficina de Frevo Grande do Sul

 

15h – Kravmaga

 

18h – Capoeira

 

 

PAÇO MUNICIPAL

Praça Montevideo, 10 – Centro

 

9h às 17h – Esteiras Ergométricas

Serão disponibilizadas esteiras ergométricas para quem desejar tirar alguns minutinhos para fazer uma caminhada ou corrida.

 

 

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro

 

9h às 18h – Bicicletas Ergométricas Diferentes

Estarão disponíveis duas bicicletas ergométricas que geram energia ao pedalar, e oferecem aos participantes, uma passagem visual pelos pontos turísticos de Porto Alegre.

 

 

CENTRO ESTADUAL DE TREINAMENTO ESPORTIVO – CETE

Rua Gonçalves Dias, 628 – Menino Deus

 

*Receberá visita de alunos de escolas municipais e estaduais ao longo do dia.

 

8h às 18h – Atividades Esportivas

Equipe do CETE realizará atividades esportivas de diversas modalidades, desafiando os visitantes a participarem.

 

8h às 18h – Jogo do Cotonete

Brinquedo inflável, que propõe uma disputa entre dois participantes. Dentro de um ringue inflável, utilizando um cotonete inflável gigante, ganha quem derrubar primeiro o adversário com a ferramenta.

 

8h às 18h – Touro Mecânico

Aparelho elétrico que desafia o participante a não cair. Com saltos e solavancos bruscos, o touro diverte e testa a coragem de quem se aventura.

 

8h às 18h – Camas Elásticas

A tradicional brincadeira que diverte as crianças de todos os tamanhos.

 

8h às 18h – Surf Mecânico

Neste brinquedo inflável, a criança sobe em uma prancha de surf que enfrenta “águas turbulentas”. O desafio é se manter na prancha e não cair no “mar”, ou seja, no colchão inflável.

 

8h às 18h – Escalada Inflável

O desafio é chegar ao topo, com muita diversão e coragem!

 

8h às 18h – Hight Jump Individual 

Com o auxílio de uma cama elástica e cordas elásticas, a criança é impulsionada para bem alto, desafiando sua coragem.

 

Sesc Redenção

Av. João Pessoa, 835

 

10h, 16h e 20h – Aulões de Ginástica

Atividade aberta ao público em geral, ocorrerá no estacionamento do Sesc Redenção. Em parceria com a Drogaraia, também serão aplicadas verificação de pressão arterial, glicose e atenção farmacêutica.

 

Sport Club Internacional

Av. Padre Cacique, 891

 

18h às 21h – Chutes a Gol

A atividade ocorrerá junto à estátua do Fernandão, Bandeira e estacionamento da Av. Beira Rio.