Ambiente de testes do eSocial é liberado para empresas

2 de agosto de 2017

Crédito: iStock

O eSocial disponibilizou nesta terça-feira (1) o acesso ao ambiente de testes da plataforma para todas as empresas do país. A etapa tem como objetivo preparar o setor produtivo para o início da utilização obrigatória do sistema, que começa em 1° de janeiro de 2018 para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais.

Salienta-se que, a partir de 1° de julho de 2018, o eSocial será obrigatório para todos os demais empregadores do país.

Na prática, o eSocial será a nova forma de prestação de informações feita pelo empregador que entrará em vigor no Brasil e integrará a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores.

Com objetivo de simplificar, o eSocial foi uma alternativa encontrada para que todas as empresas brasileiras possam realizar o cumprimento de suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias em um só local, poupando tempo e dinheiro dos contribuintes.

As micros e pequenas empresas, bem como o MEI, também deverão integrar o eSocial a partir de julho de 2018, desde que possuam empregados. Para tanto, o eSocial está desenvolvendo uma plataforma simplificada, a exemplo do que acontece com o eSocial Doméstico.

Para o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, trata-se de uma importante renovação e aperfeiçoamento do sistema do eSocial para os seus usuários, os quais conseguirão testar previamente o sistema, e assim dirimir suas dúvidas e, principalmente, operar de maneira simplificada, o que vai ao encontro dos objetivos da entidade em desburocratizar e simplificar obrigações.

O portal do eSocial já disponibilizou um manual, com as diretrizes de uso do ambiente restrito, para apoiar os profissionais que terão acesso liberado ao ambiente de testes. Você pode encontrar o manual clicando aqui.