Newsletter

Do campo à mesa: Fecomércio/Senac-RS presente da Expointer 2017

10 de agosto de 2017

Crédito: Divulgação Senac-RS

Os visitantes da 40ª Expointer terão atração diferenciada para conhecer e explorar durante os nove dias do evento. É o Salão do Empreendedor, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir que, nesta edição, conta com a parceria da Fecomércio/Senac-RS e do Senai-RS, com apoio da Embrapa. A Expointer ocorre entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, Esteio.

Neste ano, todo conteúdo de atividades e atrações interativas proporcionadas pelo Salão do Empreendedor estarão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva “do campo à mesa”. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor. O evento apresentará oportunidades aos agricultores que estão em busca de melhorias para implantar em seus sistemas produtivos; aos potenciais empresários, investidores e empreendedores no ramo do agronegócio; e aos empresários de forma geral, independentemente da área de atuação.

Para o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, o compartilhamento de informações, o destaque para inovações e as oportunidades valiosas ao produtor e empreendedor rural são os diferenciais. “Nesta gestão de esforços entre estas entidades, o importante é poder mostrar a correlação entre os elos da cadeia produtiva, ou seja, o quanto um depende do outro. A harmonia entre eles é o que garante a produção saudável, a renda e a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final”, destaca.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, complementa o presidente.

Pelo segundo ano na feira, que é considerada uma das principais do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor terá sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Vitivinicultura. “Teremos o foco no negócio, com o olhar de cadeia, e fortalecendo a apresentação de produtos e tecnologias”.

Principais atrações do Salão do Empreendedor
Espaços do Salão do Empreendedor
Vitrine da Carne
Oficinas demonstrativas de técnicas de desossa e preparo de receitas com cortes de carne bovina, ovina e suína das principais raças criadas no Rio Grande do Sul.

Espaço de gastronomia
Mostra de produtos gaúchos que compõem os segmentos apresentados: azeites, carnes, queijos e derivados lácteos, vinhos, espumantes e mel.

Cook shows com receitas contendo os produtos apresentados.
Tecnologia e Inovação
Novas tecnologias com informações sobre os segmentos apresentados:
Óculos 3D com restaurante modelo, estufa modelo e o negócio de queijo modelo.

Arena do Conhecimento
Dedicada à realização de palestras e debates que vão desde o campo até a comercialização dos produtos apresentados em cada segmento, passando por temas como inovação e serviços.

Salão Digital
Todos os conhecimentos apresentados no Salão do Empreendedor disponíveis também para consulta e download no ambiente digital.

Apicultura
Apresentação da viabilidade do negócio, técnicas de boas práticas apícolas e panorama do mercado: atacado, varejo, diversidade de produtos e certificações.

Leite e derivados
Tudo sobre os negócios relacionados a queijos e derivados lácteos; estrutura necessária, legislação e oportunidades de mercado.

Horticultura
Estufa modelo para as culturas de morango, alface e tomate.

Pecuária de corte
Atributos de diferenciação da carne bovina produzida no RS.

Ovinocultura
Visão prática da cadeia a partir da apresentação dos seus principais produtos: carne e lã.

Olivicultura
Informações sobre a cadeia produtiva da olivicultura, apresentação do zoneamento edafoclimático da Olivicultura para o Rio Grande do Sul, confeccionado pela Embrapa Clima Temperado, que considera a aptidão de solo, clima e relevo, além de exposição dos azeites produzidos no Estado.

Vitivinicultura
Mapa interativo das regiões produtoras do Estado e informações da cadeia produtiva, da videira ao mercado.