Newsletter

Trabalho TI em Libras é destaque na 8ª Feira de Projetos do Senac-RS

17 de agosto de 2017

Crédito: Divulgação Senac-RS

Foi a partir da necessidade de uma aluna, que um grupo de estudantes do Senac Santa Cruz do Sul criou um projeto inovador. Letícia Ribeiro Bauemann, aluna do curso Técnico em Informática, é deficiente auditiva e sempre relatou dificuldade quando buscava informações sobre a área de TI na internet. Os conteúdos são vagos e os termos são pouco usuais na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, nos sites em que os conteúdos são apresentados em Libras, as expressões dos intérpretes são rígidas e não passam leveza. Foi com base nessa perspectiva, que Letícia e os colegas Ângelo e William, criaram o projeto “TI em Libras: palavras e jargões da informática em Libra com descrições técnicas em um website”.

O trabalho consiste no desenvolvimento de um website (www.tiemlibras.com), contendo vídeos próprios sobre palavras e jargões usuais em tecnologia da informação (TI), interpretados em datilológicos (soletração de uma palavra utilizando o alfabeto digital ou manual de língua de sinais) e sinais em Libras, com a descrição técnica dos termos. A ideia dos jovens é dar continuidade ao trabalho, promovendo a inclusão na TI.

Esse e outros projetos poderão ser conferidos a 8ª Feira de Projetos e 5ª Mostra de Inovação, que acontece Centro de Eventos do BarraShopping Sul (Av. Diário de Notícias, 300), na Capital, entre os dias 16 e 18 de agosto. O evento é gratuito e reunirá mais de 100 trabalhos de alunos e colaboradores de 35 escolas de 30 cidades do Estado.