Notícias

Bolsistas da Faculdade Senac participam de eventos de Iniciação Científica

1 de novembro de 2017

Crédito: Divulgação Senac-RS

O que um simulador para otimização de tempo de espera em buffet e soluções tecnológicas para supervisão de qualidade e excelência de garçons tem em comum, além da indústria alimentícia?
Para responder essa pergunta, os alunos bolsistas da Faculdade Senac Porto Alegre participaram de eventos de iniciação científica, entre eles o Salão de Iniciação Científica da UFRGS e a Semana Científica do Unilasalle (Sefic), durante o mês outubro. Nicolas Lima da Silva Camilo, Laura Abitante da Silva e Diego Bobsin Bernardes, estão sendo orientados por Geraldo Girardi, Aline de Campos, Alexandre Casacurta e Sara Massoti Bonin.

Na UFRGS, Nicolas Lima, aluno do curso de Comércio Exterior, apresentou, junto do orientador Geraldo Giraldi, o projeto “Acabou a fila no buffet”, simulador para a otimização de tempo de espera em filas. Já a aluna Laura Abitante, do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentou a “Solução tecnológica para avaliação de qualidade de atendimento de garçons e estabelecimentos”, sob orientação de Aline de Campos.

Já na Semana Científica do Unilasalle, quem apresentou o projeto “Solução tecnológica para supervisão de qualidade” foi Diego Bobsin Bernardes, do curso de Sistemas para Internet, orientado por Sara Massoti Bonin, enquanto Camilo palestrou sobre o projeto “Acabou a fila no buffet”, porém agora orientado por Alexandre Casacurta. Além desses, o bolsista Lucas Pacheco Drozdowski, de Sistemas para Internet, apresentou projeto na PUC sob orientação de Guilherme Bertoni.

Um pouco mais sobre os projetos:

“Acabou a fila no buffet” – Simulador para otimização de tempo de espera em filas de buffet em eventos

Objetivo: Otimizar a fila do buffet em eventos por meio do desenvolvimento de um modelo matemático a partir das variáveis que impactam no tempo de permanecia na fila, que será transformado em um algoritmo base para criação de um simulador capaz de dimensionar uma dinâmica de buffet que diminua o tempo de espera dos convidados, preservando a otimização dos custos dos recursos logísticos necessários para viabilizar a eliminação da fila sem desperdícios financeiros ao organizador de eventos.
Coordenadora: Me. Aline de Campos (Escola de Tecnologia)
Pesquisadores: Me. Alexandre Casacurta (Escola de Tecnologia), Me. Geraldo Girardi (Escola de Negócios) e Dra. Marise Mainieri de Ugalde (Escola de Negócios)
Bolsista: Nicolas Lima da Silva Camilo (Comércio Exterior)

Solução tecnológica para supervisão da qualidade e excelência dos garçons e estabelecimentos certificados pelo Programa Master Garçom

Objetivo: Desenvolver uma solução tecnológica para atender a demanda de monitoramento de qualidade e excelência dos formados no programa Master Garçom proporcionando um painel virtual de acompanhamento com uma visão geral dos resultados para Senac RS, bem como um ambiente de verificação online dos resultados para gestores de estabelecimentos e para os próprios garçons, a partir dos dados obtidos pela avaliação dos clientes através do aplicativo móvel.
Coordenadora: Me. Aline de Campos (Escola de Tecnologia)
Pesquisadores: Me. Guilherme Bertoni Machado, Dra. Marise Mainieri de Ugalde (Escola de Tecnologia), Me. Sara Bonin Massoti (Escola de Tecnologia)
Bolsistas: Lucas Pacheco Drozdowski (Sistemas para Internet), Laura S. Abitante da Silva (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Diego Bobsin Bernardes (Sistemas para Internet).