Newsletter

Pelotas recebe 8º Festival Internacional Sesc de Música a partir da próxima semana

11 de janeiro de 2018

Evento movimenta o Sul do Estado de 15 a 26 de janeiro, com programação intensa e gratuita para a comunidade / Foto: Flávio Neves

O 8º Festival Internacional Sesc de Música começa na próxima segunda-feira, 15 de janeiro. O tradicional evento musical vai movimentar a cena cultural de Pelotas com doze dias de programação intensa. Até 26 de janeiro, serão mais de 50 espetáculos gratuitos, realizados em diversos locais do município e envolvendo toda comunidade. Também serão promovidos 24 cursos, que devem reunir cerca de 300 alunos de diferentes Estados e países, assim como um corpo docente renomado internacionalmente. A programação completa pode ser acessada em www.sesc-rs.com.br/festivalConfira abaixo os destaques desta edição.

Concerto de abertura: Neste ano, um dos destaques é a abertura do evento, com uma atração internacional. A apresentação de Ensemble Berlin será dia 15 de janeiro, às 20h30. Consagrado no mundo todo, o grupo da Alemanha possui 18 anos de estrada e traz ao palco do Teatro Guarany um repertório que se equilibra entre o clássico e o moderno. A Orquestra conta em seu quadro de solistas com o brasileiro Luiz Filipe Coelho, que também é o primeiro violino da Filarmônica de Berlim. Também no dia 15, às 18h, a comunidade está convidada a participar do Cortejo Musical, no Largo do Mercado Público.

Cem anos do Conservatório de Música: O Festival comemora em 2018 o Centenário do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, importante e tradicional espaço de formação da música de concerto. Uma exposição que conta os cem anos de história da instituição já pode ser conferida no Mercado Público da cidade e fica aberta para visitação até o encerramento do Festival. Além disso, no dia 15 de janeiro, às 19h, a Bibliotheca Pública Pelotense recebe um Recital de Piano e Canto em homenagem ao Conservatório, aberto ao público.

Oficina e apresentações de Choro: A oitava edição do Festival Internacional Sesc de Música traz de volta a Oficina de Choro, retomando a música popular instrumental. No curso, serão trabalhados seis instrumentos: violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho, com o auxílio de professores renomados, como Mathias Behrends Pinto, coordenador da Oficina de Choro Santander Cultural. A programação inclui também apresentações do Grupo de Choro.

Projetos sociais e acesso à comunidade: Já consagrada durante o evento, a série “Festival na Comunidade” segue levando a música a diversos locais públicos e instituições sociais da cidade. Hospitais, escolas, asilos e centros comunitários são alguns dos roteiros traçados para receber espetáculos. Além disso, neste ano, o evento amplia a participação de alunos oriundos de projetos sociais nas aulas e apresentações. Participam do Festival grupos formados a partir de projetos do Sesc de Minas Gerais, Piauí e Sergipe, além  da Orquestra do Areal, de Pelotas.

Programação na Praia do Laranjal: A praia do Laranjal será mais explorada nesta edição. No sábado, dia 20 de janeiro, haverá duas apresentações na beira-mar, próximas á Arena de Esporte, a partir das 20h30, com os grupos Sexteto Gaúcho e SpokFrevo Orquestra. Na sexta-feira, 19 de janeiro, pela primeira vez no local, a Banda Sinfônica do Festival, regida por Marcelo Jardim, se apresenta às 20h30. Neste ano, um palco está sendo montado para ampliar a visibilidade do público.

Rua do Festival: Outra novidade em 2018 é a programação no domingo, 21 de janeiro. Das 16h às 20h30, a Rua Lobo da Costa (em frente ao Theatro Guarany) receberá atividades da “Rua do Festival”. Estão previstas diversas atrações musicais com performances de alunos e apresentações de música de câmara. A programação da tarde inclui também opções de gastronomia.

Transmissões ao vivo: Quem não estiver em Pelotas durante o 8º Festival Internacional Sesc de Música poderá assistir a alguns concertos pela Internet. Serão transmitidos ao vivo os espetáculos de Ensemble Berlin, dia 15 de janeiro; Carlos Malta e Pife Muderno, dia 16 de janeiro; Sexteto Gaúcho e SpokFrevo Orquestra, dia 20 de janeiro, e o espetáculo de encerramento Música de Cinema, com a Orquestra Acadêmica do Festival e regência de Evandro Matté, dia 26 de janeiro. As transmissões iniciam às 20h30 no site www.sesc-rs.com.br/festival.

INGRESSOS As entradas são limitadas para quem quiser conferir as apresentações que ocorrem no Theatro Guarany, no entanto é necessária a retirada antecipada de ingressos. A organização sugere a doação de 1kg de alimento não perecível – alimentos que serão direcionados a entidades sociais cadastradas junto ao Programa Mesa Brasil Sesc. Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos por apresentação, conforme cronograma: dias 09, 10, 11, 12, 15, 16 e 17/01 – retirada de ingressos para espetáculos de 15, 16, 17/01; Dias 12, 15, 16, 17, 18, 19 e 22/01 – retirada de ingressos para espetáculos de 18, 21 e 22/01; Dias 17, 18, 19, 22, 23, 24 e 25/01 – retirada de ingressos para espetáculos de 23, 24 e 25/01. Os ingressos serão distribuídos na Bilheteria do Theatro (Rua Lobo da Costa, 489), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h30 às 18h30.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Ospa,  Expresso Embaixador, Arroz Extremo Sul, Biri Refrigerantes e Café 35.

 

::: SOBRE O 8º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA ::::

O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.

QUANDO? De 15 a 26 de janeiro de 2018, em Pelotas.

COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.

::: DADOS GERAIS :::

– Aproximadamente 500 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos.

– Espetáculos gratuitos (concertos no Theatro Guarany, espetáculos nos palcos externos, recitais de alunos, concertos de Música de Câmara e recitais na comunidade).

– 50 professores de 12 países.

– 24 cursos disponibilizados, reunindo cerca de 300 alunos de diversos estados e países.

– A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Ospa,  Expresso Embaixador, Arroz Extremo Sul, Biri Refrigerantes e Café 35.

 

::: PROGRAMAÇÃO FESTIVAL 2018 :::

15/01
18h – Cortejo Musical | Músicos do Festival – Largo do Mercado Público
19h – Recital de Piano e Canto | Comemoração 100 Anos Conservatório de Música de Pelotas | Professores do Conservatório – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – Ensemble Berlin (ALE) – Theatro Guarany

16/01
9h30 – Festival na Comunidade | Grupo de Choro – Hospital Santa Casa de Misericórdia (espetáculo para público fechado)
15h – Festival na Comunidade | Violino Sesc/MG – Hospital Beneficiência Portuguesa  (espetáculo para público fechado)
19h – Concerto Música de Câmara | Recital de Trombone e Piano – Darrin Milling (EUA) e Sin Ae Lee (Coréia do Sul) – Bibliotheca Pública Pelotense
20h – Festival na Comunidade | Orquestra de Câmara Sesc/MG – Paróquia Santa Terezinha – B. Três Vendas
20h30 – Carlos Malta e Pife Muderno (RJ/BRA) – Theatro Guarany

17/01
17h – Festival na Comunidade | Orquestra de Câmara Sesc/MG – Capela Santa Casa de Misericórdia
19h – Concerto Música de Câmara | Recital de cordas, Piano e Harpa – Linus Roth (Alemanha), Liuba Klevtsova (Rússia), Emerson Kretschmer (Brasil/RS), Stanimir Todorov (Bulgária), André Carrara (Brasil/RS) – Bibliotheca Pública Pelotense
20h – Festival na Comunidade | Orquestra Sesc/SE – Paróquia Amor Divino (Colônia Santo Antônio)
20h30 – UDI Cello Ensemble – Theatro Guarany

18/01
10h – Orquestra de Câmara Sesc/MG – Estação Rodoviária de Pelotas
13h – Recital Alunos – Bibliotheca Pública Pelotense
15h – Festival na Comunidade | Orquestra Sesc/MG – Hospital São Francisco de Paula (espetáculo para público fechado)
18h – Grupo de Choro do Festival – Shopping de Pelotas
19h – Concerto Música de Câmara | Recital de Cordas, Metais e Piano – Andrej Zust (Eslovênia), Max Uriarte (Brasil/RS), Eder Kinappe (Brasil/RS), André Carrara (Brasil/RS), Emmanuele Baldini (Itália), Catarina Domenici (Brasil/RS) – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – SpokFrevo Orquestra | Frevo Sanfonado (PE/BRA) – Theatro Guarany

19/01
11h – Festival na Comunidade | Grupo de Choro – Expresso Embaixador (espetáculo para público fechado)
13h – Recital Alunos – Bibliotheca Pública Pelotense
17h – Grupo do Festival | Núcleo de Choro – Mercado Público
19h – Concerto Música de Câmara | Recital de Madeiras e Piano – Wally Hase (Alemanha), Diego Grandene (Brasil/RS), Christoph Hartmann (Alemanha), Michel Lethiec (França), Emiliano Barri (Argentina), Leonardo Winter (Brasil/RS), Viktoria Tatour (Bielorrússia), André Carrara (Brasil/RS) – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – Banda Sinfônica do Festival |Regente Marcelo Jardim (RJ) – Praia do Laranjal – Palco do Festival

20/01
13h – Recital de Alunos | Bibliotheca Pública Pelotense
17h – Festival na Comunidade | Orquestra Jovem Sesc/SE – Catedral do Redentor
19h – Concerto Música de Câmara | Recital de Cordas – Alberto Bocini (Itália), Marcello Guerchfeld (Brasil/RS), Emerson Kretschmer (Brasil/RS), Walter Küssner (Alemanha), Hella Frank (Brasil/RS), Clemens Weigel (Alemanha), Stanimir Todorov (Bulgária) – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – Sexteto Gaúcho | O Choro é Livre! (BRA/RS) – Praia do Laranjal – Palco do Festival
21h30 – SpokFrevo Orquestra | Frevo Sanfonado (BRA/PE) – Praia do Laranjal – Palco do Festival

21/01
15h – Música de Câmara | Recital Classe de Piano – Bibliotheca Pública Pelotense
16h às 20h30 – Rua do Festival – Rua Lobo da Costa (Frente do Theatro Guarany)
20h30 – Orquestra Acadêmica | Regente Simone Bernardino (ITA) – Theatro Guarany

22/01
13h – Recital de Alunos | Bibliotheca Pública Pelotense
19h – Festival na Comunidade | Orquestra Jovem Sesc/SE – Igreja São José – Bairro Fragata
19h – Música de Câmara | Recital de Canto, Cordas, Harpa e Piano – Liuba Klevtsova (Rússia), Homero Velho (Brasil/RS), Daniel Benitz (Brasil/RS), Luiz Felipe Coelho (Brasil/Alemanha), Catarina Domenici (Brasil/RS) – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – Grupos do Festival | Núcleos de Cordas, Violões e Madeiras – Theatro Guarany

23/01
13h – Recital de Alunos – Bibliotheca Pública Pelotense
17h30 – Grupo de Metais do Festival – Café Aquário
19h – Música de Câmara | Recital de Madeiras, Cordas, Metais, Canto e Piano – Clemens Weigel (Alemanha), Daniel Benitz (Brasil/RS), Michel Lethiec (França), Carla Domingues (Brasil/RS), Max Uriarte (Brasil/RS), Emmanuele Baldini (Itália), Horacio Schaefer (Brasil/SP), Stanimir Todorov (Bulgária), Alberto Bocini (Itália), Wally Hase (Alemanha), Christoph Hartmann (Alemanha), Diego Grendene (Brasil/RS), Guilhaume Santana (França), Andrej Zust (Eslovênia) – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – Grupos do Festival | Núcleo de Canto Gala Lírico – Theatro Guarany

24/01
13h – Recital de Alunos – Bibliotheca Pública Pelotense
15h – Festival na Comunidade | Grupo de Canto do Festival – Asilo de Mendigos de Pelotas (espetáculo para público fechado)
18h – Festival na Comunidade | Orquestra do Areal – Centro Comunitário Loteamento Anglo
19h – Música de Câmara | Recital de Madeiras, Cordas, Violão clássico e Piano – Wally Hase (Alemanha), Stanimir Todorov (Bulgária), Maria Isabel Siewers (Argentina), Marcello Guerchfeld (Brasil/RS), Max Uriarte (Brasil/RS) – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – Grupos do Festival | Núcleos de Percussão e Metais – Theatro Guarany

25/01
13h – Recital de Alunos – Bibliotheca Pública Pelotense
15h – Festival na Comunidade | Orquestra do Areal – Hospital Espirita (espetáculo para público fechado)
18h – Festival na Comunidade | Orquestra Jovem Sesc/SE – Escola Municipal Getúlio Vargas
19h – Música de Câmara | Recital de Metais, Percussão e Piano – Tiago Linck (Brasil/RS), Daniel Benitz (Brasil/RS), Fernando Deddos (Brasil/PR), Albert Kathar (Brasil/RJ), Paulo Bergmann (Brasil/RS), José Milton Vieira (Brasil/RS), Douglas Gutjahr (Brasil/RS), Clarissa Borba (Brasil/França) – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – Banda Sinfônica do Festival | Regente Marcelo Jardim (BRA/RJ) – Theatro Guarany

26/01
13h – Recital de Alunos – Bibliotheca Pública Pelotense
19h – Música de Câmara | Classe de Violão – Bibliotheca Pública Pelotense
20h30 – Concerto de Encerramento | Música de Cinema | Orquestra Acadêmica do Festival – Regente Evandro Matté (BRA/RS) – Largo Mercado Público