Notícias

Pesquisa do Sorrindo para o Futuro aponta que crianças gaúchas apresentaram melhora na saúde bucal

13 de março de 2018

Foto: João Alves

XIII Encontro Estadual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro, que ocorreu nesta terça-feira (13), no Teatro do Sesc Centro, em Porto Alegre, foi marcado pela apresentação de dados que mostram uma melhora na saúde bucal de alunos de escolas públicas do Rio Grande do Sul. O destaque deste ano é a redução de 6,07%, em relação a 2016, do Índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados CPO dos primeiros molares. O mesmo dado ao ser comparado com o ano de 2015, teve impacto ainda maior, com uma redução de 44,65%. Ainda durante o encontro, educadores e profissionais da área debateram as questões de educação em saúde.

Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro atua, em parceria com as prefeituras municipais, desde 2003 na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas – como alimentação, atividade física e higiene – estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escola. O diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, deu início ao encontro exaltando que o Programa tem feito a diferença, pois muda hábitos saudáveis. “O Sorrindo só existe e só dá certo por causa da parceria público e privada. Além da participação de pessoas engajadas que se importam com as crianças e que queiram mudar a sociedade”, destacou.

O ano de 2017 contou com 205 municípios parceiros e foram assistidas mais de 175 mil crianças, de 1.764 escolas. Em relação ao ponto de vista da saúde bucal, 86 mil alunos foram avaliados. Para o coordenador estadual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro, Leandro Sapiro, o projeto é desenvolvido em prol da saúde das crianças para um futuro melhor, mas para isso é preciso atuar com medidas de prevenção. “Nós, como odontólogos e educadores, temos a capacidade e o dever de buscar soluções para a construção de uma sociedade melhor”, afirma. Um alerta feito pela pesquisa é que mais da metade das crianças avaliadas apresentaram condição de sobrepeso ou obesidade.

Foto: João Alves

A Coordenadora de Saúde Bucal do Departamento Nacional do Sesc, Maria Silva Nacao, palestrou no encontro sobre “Respiração Bucal e Aprendizagem Escolar”. Na sua fala ela salientou a importância de dar atenção aos primeiros sinais que as crianças dão com relação à respiração bucal e como ela afeta a criança e o seu desenvolvimento, posteriormente, na vida adulta.  Além disso, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc entregou a nove cidades gaúchas o Troféu “Destaque Sorrindo Para o Futuro 2017”: Morro Redondo, União da Serra, Derrubadas, Nova Bassano, Jaguari, Tuparendi, Canoas, Ibirubá e São Lourenço do Sul. A distinção tem a finalidade de reconhecer os municípios com melhora na saúde bucal das crianças participantes do Programa.

Saúde Sesc – O Saúde Sesc – Uma Vida Melhor trata-se do conjunto de ações desenvolvidas pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em prol da promoção de uma vida mais saudável para os gaúchos. Desde sua criação, o Sesc tem a saúde como uma de suas prioridades e por isso desenvolve atividades na área preventiva e curativa com iniciativas como o programa Sorrindo para o Futuro, além das Unidades Sesc de Saúde Preventiva e OdontoSesc, além dos consultórios odontológicos.