Design de Moda: tendências do mercado

28 de maio de 2018

Divulgação Senac-RS

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT) o setor da moda é o segundo segmento que mais emprega no país. A estimativa é de que o mercado crie mais 300 mil postos de trabalho até o ano de 2025. Esses profissionais irão atender às mais de 30 mil indústrias têxteis do país, que representam 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Isso faz o país ser o 6° maior produtor de roupas, calçados e acessórios do mundo.

O Brasil é, de longe, o maior mercado de varejo da América do Sul, com vendas de U$ 42 bilhões, o triplo do México, que fica em segundo lugar com a marca de U$ 14 bilhões. Com o surgimento de novas marcas, artistas e eventos a moda brasileira tem ganhado cada vez mais reconhecimento no exterior. Devido a esse sucesso é crescente a demanda por profissionais qualificados para atuar na área.

Toda essa produção representa uma cadeia operacional gigantesca, onde o designer de moda pode atuar em diversos ramos como: Estilista, Produtor de Moda, Modelista, Personal Stilyst e Figurinista. Para seguir na carreira muitas qualidades e habilidades são exigidas. Diversas empresas buscam profissionais versáteis que, além de criarem belas peças de vestuário também possam coordenar equipes de trabalho, planejar coleções para desfiles, supervisionar processos de produção e muito mais.

O mercado da moda está em constante renovação. Por isso, é um ramo que exige criatividade, empenho, estudo e planejamento. Também é fundamental estar atento ao surgimento de novas tendências e ter bom gosto e originalidade para combinar texturas, estampas e cores.

Atualmente, algumas áreas de atuação estão em evidência e representam um ótimo investimento para os profissionais. São elas: Moda Sustentável e genderless (sem gênero). Sobre essas áreas a docente do curso de Design de Moda da Faculdade Senac Porto Alegre, Débora Elman destaca que os jovens têm buscado produtos exclusivos que respeitem a natureza. “Há um aumento do número de empresas que aderem ao reciclado, orgânico e natural para atender a esse cliente”, observa a docente. Outra mudança na forma de consumo da moda é a de coleções que não se dirigem a um gênero específico: “as peças podem ser usadas tanto por homens quanto por mulheres” – explica.
Para atender as demandas deste mercado a Faculdade Senac Porto Alegre oferece o curso de Tecnologia em Design de Moda.

Reconhecido com o conceito 5 pelo MEC, o curso prepara profissionais capazes de entender e interagir com as diferentes variáveis do mercado, privilegiando a qualidade e buscando sempre a diferenciação pela inovação. Com uma metodologia de ensino que integra todas as etapas do negócio, o curso coloca os alunos em contato com o mundo da moda, num processo de aprendizado dinâmico, atualizado e alinhado às exigências do mercado.

O curso de graduação é opção no Vestibular Agendado da Faculdade Senac Porto Alegre. O processo seletivo é gratuito e interessados podem agendar sua prova de redação pelo site www.senacrs.com.br/vestibular. A prova será no Campus I da Faculdade, Rua Coronel Genuíno, 130 – Centro Histórico. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3022-1044 ou pelo e-mail fspoavendas@senacrs.com.br.

Comerciários, egressos de cursos técnicos ou dos cursos de aprendizagem do Senac-RS tem 50% de desconto no primeiro semestre da graduação em 2018/2. A opção é válida para quem se matricular até o dia 30/6, em 20 créditos, e realizar o pagamento nos cartões de crédito ou débito (exceto débito em conta). O desconto também é aplicado para transferências, ingresso diploma e reingresso nas mesmas condições citadas acima.