Notícias

Mercado de trabalho está aquecido na área de tecnologia

29 de maio de 2018

Divulgação Senac-RS

Os salários dos profissionais de TI estão mais altos em 2018

De acordo com uma análise da Cisco Systems, cerca de 450 mil postos de trabalho não serão preenchidos em 2019. O Brasil já é afetado por essa realidade, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abrasscom), 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional qualificado. As demandas na área de TI vão na contramão e se tornam cada vez maiores, à medida que os produtos e serviços se tornam mais digitalizados e 61% da população brasileira têm acesso a internet. O mercado de tecnologia da informação se mantém em constante crescimento apesar da recessão econômica e da instabilidade financeira.

O salário dos profissionais que trabalham com tecnologia da informação aumentarão proporcionalmente a demanda já existente. Segundo a consultoria feita pela Robert Walters, empresa referência mundial em recrutamento, o salário de diretor de TI, por exemplo, poderá ultrapassar 700 mil reais por ano.

Atualmente as funções na área de tecnologia deixaram de ser operacionais e tornaram-se estratégicas, os profissionais trabalham com foco no negócio e nos resultados. A área contribui diretamente para o crescimento das empresas. Com o aumento da responsabilidade e a grande demanda os salários estão ainda mais altos. De acordo com as pesquisas das maiores consultorias de recrutamento do país como Catho, Conquest One, Robert Half, Michael Page e Exec as áreas mais requisitadas são: Cientista de Dados, Computação nas Nuvens, Engenheiro de Software, Scrum Master, Especialista em Big Data, DevOps (Desenvolvimento + Operações), Customer Succes (satisfação dos clientes com o software), Games, User Experience (UX), inovação, Infraestrutura de TI com destaque para o Analista de Redes e Telecom.

Oportunidades não faltam para os profissionais com interesse na área, porém o mercado é exigente quanto as qualificações. Alinhada as necessidades do mercado a Faculdade Senac Porto Alegre oferece cursos de Graduação na área de tecnologia da informação:

– Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o curso habilita o profissional para atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte nas áreas de análise e programação de sistemas. O Tecnólogo também estará apto a ingressar em outro mercado em expansão o da assessoria e consultoria na área e Informática, além de realizar a implantação de sistemas de informação, instalação e administração de sistemas de banco de dados.

– Redes de Computadores: o curso visa o desenvolvimento da capacidade de elaborar, implantar, gerenciar e manter projetos lógicos e físicos de redes locais ou de longa distância, tendo em vista o alto desempenho, integridade e segurança das informações. As competências tecnológicas concentram-se nas áreas de computação e programação básica, sistemas operacionais, infraestrutura de redes, comunicação de dados, telefonia, projetos de redes, segurança de redes e gerência de redes.

– Sistemas para Internet: O curso oferece formação profissional na área de T.I, voltada especificamente ao desenvolvimento de produtos digitais para a internet. O profissional será capacitado para atuar de forma crítica e criativa no projeto, análise, implementação e gestão de sistemas de informação, atendendo ao desenvolvimento de sistemas web, sites, portais, ambientes colaborativos, lojas virtuais, redes sociais e demais projetos voltados para a internet.

Os cursos de graduação na área de TI são opções no Vestibular Agendado da Faculdade Senac Porto Alegre. O processo seletivo é gratuito e interessados podem agendar sua prova de redação pelo site www.senacrs.com.br/vestibular. A prova será no Campus I da Faculdade, Rua Coronel Genuíno, 130 – Centro Histórico. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3022-1044 ou pelo e-mail fspoavendas@senacrs.com.br.

Comerciários, egressos de cursos técnicos ou dos cursos de aprendizagem do Senac-RS tem 50% de desconto no primeiro semestre da graduação em 2018/2. A opção é válida para quem se matricular até o dia 30/6, em 20 créditos, e realizar o pagamento nos cartões de crédito ou débito (exceto débito em conta). O desconto também é aplicado para transferências nas mesmas condições citadas acima.