Notícias

Pelotas recebe tradicional grupo de samba sergipano

8 de agosto de 2018

Show do Samba de Pareia da Mussuca acontece no dia 18 de agosto, na Bibliotheca Pública Pelotense

Pelotas recebe, no dia 18 de agosto (sábado), um dos grupos mais celebrados da cena musical de Sergipe. O conjunto Samba de Pareia da Mussuca apresenta, na Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Coronel Pedro Osório, 103), toda sua história e tradição que, segundo relatos, tem mais de 300 anos. Parte do projeto Sonora Brasil Sesc, o espetáculo acontece a partir das 20h e tem entrada franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3225-6093, no site www.sesc-rs.com.br/pelotas e na página www.facebook.com/sescpelotas.

Dançado por mulheres, o grupo conta com a presença de homens apenas como tocadores que sustentam o ritmo com dois tambores médio-graves e uma porca (cuíca). Completa a instrumentação um ganzá, tocado por uma das mulheres, e o principal elemento rítmico, a pisada dos tamancos das dançadeiras. O samba não se caracteriza como um folguedo, mas apresenta dança coreografada e trajes padronizados. Assim como as letras das músicas trazem uma alusão a situações do dia-a-dia, normalmente com muita irreverência.

O grupo é liderado por uma mestra, Dona Nadir, o que é raro nos grupos de tradição, onde as funções de liderança normalmente cabem aos homens. O conjunto conta também com a participação de Mangueira (Acrisio dos Santos), Carmélia dos Santos, Elenilde da Silva, Maria Edenia dos Santos, Maria Ednilde dos Santos, Cecé (Maria José dos Santos), Maria Lucia Santos, Maria Luiza dos Santos, Maria José dos Santos e Normália dos Santos.

Sonora Brasil – Promovido pelo Sesc, já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores. Em 2018 apresenta o tema ‘Na pisada dos cocos’ que circulará pelos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste brasileiro. No Rio Grande do Sul, entre agosto e dezembro deste ano, os quatro grupos realizarão cerca de 50 apresentações. Abaixo segue a relação completa de datas. Mais informações estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil 

 

Samba de Pareia da Mussuca – Pelotas

Data: 18 de agosto

Horário: 20h

Local: Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Coronel Pedro Osório, 103)

Entrada franca