Notícias

4º Aldeia Sesc Yvy Pitã em Santa Rosa tem recorde de público

20 de agosto de 2018

Diversidade, pluralidade, conhecimento e entretenimento. Estes foram os pilares da quarta edição da Aldeia Sesc Yvy Pitã, que trouxe para a cidade de Santa Rosa apresentações teatrais, musicais, de dança, cinema, artes visuais, shows e oficinas. O evento que mobilizou a cidade de 11 a 15 de agosto teve recorde de participantes. Ao todo, mais de 2.700 pessoas passaram pelas atividades formativas e estiveram presentes nos shows e espetáculos apresentados durante os cinco dias de evento, como os do premiado músico Vitor Ramil e do espetáculo circense A Salto Alto – Entre Gentilezas e Extermínios, que faz parte do Circuito Nacional Sesc Palco Giratório.

Para o gerente do Sesc Santa Rosa, Edson Flores de Campos, o resultado final da programação é muito positivo e alcançou o objetivo da Aldeia: integrar e incluir cultural e artisticamente o maior e mais diverso público. “Estamos satisfeitos com tudo que aconteceu, pois sendo a Aldeia o maior evento cultural do Sesc em Santa Rosa, conseguimos atingir um grande público nesta edição e notamos que a comunidade está se apropriando do evento. O nível das atrações foi elevado e pudemos levar as apresentações a públicos que geralmente não conseguem participar de eventos artísticos. Agradecemos as parceiros que acreditaram no evento, Unijuí e Prefeitura de Santa Rosa. Já estamos planejando a 5ª edição da Aldeia Sesc Yvy Pytã para 2019”, destaca Edson.

Um grande diferencial desta edição foram as atividades formativas, como as oficinas e intervenções, que aconteceram dentro de escolas e instituições sociais. A primeira foi realizada no sábado (11/08), quando músicos da Escola de Artes Recital apresentaram a intervenção “(En) Cantando” no Lar do IdosoHospital Vida e Saúde e Hospital Dom Bosco. A visita especial aconteceu durante a manhã e surpreendeu o público dos locais com música. Já nas escolas PolivalenteRaul OliveiraVisconde de CairuPedro Meinerz e Cruzeiro, os alunos receberam a intervenção “Rap é ritmo e poesia”, uma oficina de Breaking Dance e uma edição da Mostra Sesc de Cinema. Outras informações sobre a atuação do Sesc na cidade e região estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/santa_rosa.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.