Newsletter

Repentistas nordestinos percorrem municípios gaúchos pelo projeto Arte da Palavra

17 de outubro de 2018

No mês de outubro, Porto Alegre, Montenegro, Lajeado e Passo Fundo irão receber os repentistas pernambucanos Edmilson Ferreira e Nogueira Netto, apresentando a Cantoria de Repente. Como é típico na arte do improviso, a partir de temas sugeridos pelos participantes, os artistas desenvolvem rimas e cantorias. A atividade faz parte do Projeto Arte da Palavra – Circuito de Oralidades e é gratuita. O circuito nacional de apresentações orais é voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas. A programação ocorre entre os dias 23 e 26 de outubro, iniciando em Porto Alegre.

Edmilson Ferreira tem vasta experiência na arte da Cantoria, somando dois LPs, 16 CDs, oito DVDs gravados e diversas participações em festivais e eventos temáticos. Já Nogueira Netto também é poeta, pesquisador da poesia popular nordestina e editor do Blog Poeta Nogueira Netto nos Caminhos da Poesia, especializado em divulgar a poesia nordestina. Confira a programação completa abaixo. Mais informações podem ser obtidas nas Unidades do Sesc/RS que recebem a atividade.

Sobre o Arte da Palavra A iniciativa busca oferecer ações que atuem em todo o campo da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros, assim como novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. O projeto é dividido em três fases: Circuito Criação Literária, Circuito Nacional de Autores e Circuito Nacional de Oralidades. Este último destina-se a apresentações orais de poemas e histórias.

 

Projeto Arte da Palavra – Circuito de Oralidades

Edmilson Ferreira e Nogueira Netto (PE) 

23/10 – Porto Alegre
Local 1: Escola Estadual de Ensino Médio Professor Júlio Grau
Horário: 15h
Atividade gratuita para alunos da Escola
Local 2: Café Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Horário: 19h
Entrada franca

24/10 – Montenegro
Local 1: Escola Walter Belian
Horário: 14h
Atividade gratuita para alunos da Escola
Local 2: Escola Paulo Ribeiro Campos
Horário: 19h30
Atividade gratuita para alunos da Escola

25/10 – Lajeado
Local: Teatro do Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135)
Horário: 14h e 19h
*Agendamento gratuito pelo telefone (51) 3714-2266

26/10 – Passo Fundo
Local 1: Escolas da rede pública
Horário: 14h30
* Agendamento gratuito pelo telefone (54) 3313-4318
Local 2: Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)
Horário: 19h30
Entrada franca