Newsletter

Aluna da Faculdade Senac Porto Alegre representará o Estado na etapa nacional das Competições Senac

8 de novembro de 2018

João Alves

Cozinhar e competir estão entre as coisas que Sofia Montenegro Lerner mais gosta de fazer. A estudante do curso de Cozinheiro da Faculdade Senac Porto Alegre irá representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, em novembro. Com 21 anos de idade, Sofia escolheu a profissão aos 16, visto que sempre gostou muito de cozinhar e não se imaginava fazendo outra coisa: “Com aquela pressão sobre qual carreira deveria seguir, comecei a pesquisar sobre as minhas áreas de interesse e logo a gastronomia ganhou total atenção, procurei cursos e no início comecei a estudar em casa mesmo” – afirma Sofia.

A competidora, que também já cursou Confeitaria no Senac, conta que não imaginava que estaria em uma competição de grande porte, pois quando se inscreveu no curso, tinha expectativa de aprender, pelo ao menos, o básico para se formar e trabalhar. “Me senti muito lisonjeada pela escolha. Agarrei a oportunidade e participei de todas as seleções com muita vontade de ganhar. Percebi que estou no lugar certo, me achei, pois sempre gostei muito de competir e, além do aprendizado, as provas são um estímulo a mais”. Sofia acredita que a competição vai ser o grande diferencial para sua carreira como Chef de Cozinha: “sei que depois desse processo estarei muito qualificada para o mercado de trabalho e vou conseguir aproveitar todas as oportunidades que virão” – completa.

A competidora treina todos os dias, oito horas por dia e, às vezes nos finais de semana e feriados também. Convicta, ela acredita que para a etapa nacional a única possibilidade é ganhar: “Quero ficar em primeiro lugar no pódio. Estou preparada! Também já me imagino no pódio na Rússia”. Segundo a estudante, os treinos buscam evoluções diárias, para tentar desenvolver os produtos diferenciados com as melhores técnicas e apresentações, de modo a garantir a melhor pontuação possível.

Além de Sofia, o Senac-RS terá mais quatro representantes na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional: Daniela Borges (Senac Caxias do Sul) na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social; Veridiana Titoni (Senac Canoas), na ocupação Estética e Bem-Estar; Leonardo Linhares (Senac Comunidade), em Serviços de Restaurante; e Bruna Rupolo (Senac Taquara), em Cabeleireiro.

A coordenadora de internacionalização do Senac-RS, Carla Cassol, destaca que participar das competições é um processo que não só muda a vida dos alunos como também deixa um valioso legado para a instituição. “Os alunos treinam diariamente para este momento com o acompanhamento de seus treinadores, que se dedicam exclusivamente para essa preparação. Aprendemos muito durante o processo e temos a oportunidade de nos compararmos com outros Estados, na etapa nacional, e com outros países, na etapa internacional, o que eleva nossos serviços educacionais a um patamar de classe mundial”, destaca.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional:
A competição é composta de etapas seletivas escolar e regional, sendo que os vencedores da etapa regional de cada estado encontram-se na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. Atualmente, o Senac-RS participa nas seguintes ocupações: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar e Serviços de Restaurante. Apenas um aluno de cada ocupação é escolhido, na etapa nacional, para representar o Brasil na WorldSkills.

Já a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos, em um país diferente, e reúne competidores de mais de 70 países. O evento é organizado pela WorldSkills International e tem como objetivo mostrar, inspirar e incentivar jovens no mundo todo em relação às mais de 51 ocupações que participam das disputas. A competição internacional reúne competidores qualificados que trocam experiências de suas áreas. São os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.

Em 2016, o Senac do Rio Grande do Sul ganhou a nacional nas três ocupações que participou: Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social e Cabeleireiro, tendo 100% de aproveitamento nas provas. Já em 2017, os alunos vencedores participaram da WorldSkills Abu Dhabi (Emirados Árabes), onde conquistaram medalha de excelência na disputa internacional.

Etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional
Data: 19 a 24/11
Local: Vitória – Espírito Santo

Representantes do Rio Grande do Sul na etapa nacional
Cabeleireiro
Bruna da Silva Rupolo (20 anos) – Senac Taquara

Cuidados de Saúde e Apoio Social
Daniela da Silva Borges (21 anos) – Senac Caxias do Sul

Estética e Bem-Estar
Veridiana Titoni (20 anos) – Senac Canoas

Serviços de Restaurante
Leonardo Linhares da Silva (19 anos) – Senac Comunidade

Cozinha
Sofia Montenegro Lerner (21 anos) – Faculdade Senac Porto Alegre