Perfil dos parlamentares eleitos foi tema no Conselho de Assuntos Legislativos

8 de novembro de 2018

As novas configurações da Assembleia Legislativa e da bancada gaúcha na Câmara de Deputados abriu a pauta de discussões do Conselho de Assuntos Legislativos da Fecomércio-RS nesta quinta-feira (08). Com a coordenação do vice-presidente Ademir da Costa, o grupo avaliou os resultados das eleições na sede da entidade, em Porto Alegre.

Em sua apresentação, o assessor parlamentar da Federação Lucas Schifino detalhou um novo produto que a Federação entregará aos sindicatos, um perfil sobre os parlamentares eleitos, com mapa de votação, gastos de campanha, etc. Na sequência, Schifino lembrou que a campanha eleitoral foi, desde o princípio, uma campanha de oposição. Sistema político, corrupção e a crise econômica nortearam as decisões da população.

Segundo disse, no RS, pela primeira vez não tivemos um partido de esquerda concorrendo em segundo turno. A Assembleia foram 28 novos deputados contra 22 da eleição passada. São 16 partidos representados contra 13 da configuração atual. “O governador eleito tem mais base para governar, mas a formação de base ainda está condicionada ao jogo político”, disse Schifino.

Na Câmara de Deputados, a bancada gaúcha eleita ficou mais fragmentada que a atual. Os integrantes do Conselho, representantes de sindicatos de diversas regiões do Estado, fizeram suas avaliações sobre os eleitos em suas regiões.