Newsletter

Senac-RS realiza workshops gratuitos de degustação de azeites

9 de novembro de 2018

Divulgação Senac-RS

Com o objetivo de incentivar a produção e a cultura do azeite gaúcho, o Senac-RS realiza, neste mês de novembro, uma série de oficinas de degustação de azeites de oliva. Os encontros acontecem nas cidades de Garibaldi, Santana do Livramento, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Tramandaí.

Em Santa Cruz do Sul, o encontro acontece no dia 10, no Senac local, localizado na rua Venâncio Aires, 300. Durante a oficina, serão abordados conhecimentos desde a história do azeite até técnicas de degustação e análise sensorial. As atividades fazem parte de um termo de cooperação entre Senac-RS, Sebrae RS e IBRAOLIVA (Instituto Brasileiro da Olivicultura).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/santacruz. Mais informações pelo telefone (51) 3711-6460.

Sobre a cultura do azeite gaúcho
O Rio Grande do Sul é o estado com maior potencial de expansão de cultivo de oliveira e de produção de azeite de oliva, segundo a Secretaria da Agricultura do RS. Ainda assim, a cultura das oliveiras é recente no Brasil e, embora a produção brasileira esteja crescendo, ainda representa menos de 2% do consumo nacional. As oficinas têm como objetivo capacitar os profissionais da área de gastronomia e público em geral a identificar as principais características sensoriais dos azeites produzidos no Rio Grande do Sul, também gerando conhecimento sobre a atividade olivícola.