Newsletter

É dada a largada na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional

20 de novembro de 2018

Carolina Grossini

 

Cinco alunos do Senac-RS representam o Estado nas provas que acontecem nesta semana em Vitória, no Espírito Santo

Os alunos do Senac-RS já estão no Espírito Santo participando da etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. O evento, realizado no Hotel Senac Ilha do Boi em Vitória, teve sua abertura realizada nesta segunda-feira (19). As provas iniciaram hoje (20), e foram marcadas por provas de alto nível de exigência e concentração. O Rio Grande do Sul tem cinco competidores na disputa que decidirá quem representa o Brasil na WorldSkills Russia 2019: Bruna Rupolo, na ocupação Cabeleireiro; Sofia Montenegro Lerner, na ocupação Cozinha; Daniela Borges, em Cuidados de Saúde e Apoio Social; Veridiana Tironi, em Estética e Bem-Estar e Leonardo Linhares da Silva, em Serviços de Restaurante. Os alunos realizam provas específicas relacionadas às suas áreas de atuação, simulando situações reais das suas profissões, e são avaliados por questões técnicas e comportamentais por especialistas de outros Estados.

Pela manhã, na ocupação Estética as alunas realizaram alongamento de cílios e maquiagem dia. Em Serviços de Restaurante, os competidores serviram um banquete. Já em Cuidados de Saúde, aconteceram as provas em ambientes hospitalar, residencial e ambulatorial. Em Cozinha, foram preparados sopa russa e finger foods. Por fim, em Cabeleireiro as alunas tiveram que fazer um penteado solto, com base em uma referência.

Competição movimenta Hotel Senac Ilha do Boi

Pela primeira vez, o Departamento Nacional do Senac promove as Competições com as provas de todas as ocupações simultaneamente. A equipe do Senac levou para o hotel treze mini salões de beleza, seis cozinhas completas, uma clínica de estética com quatro cabines, um ambulatório e quarto para atendimento hospitalar em home care, um restaurante com quatro ambientes e um bar para os garçons demonstrarem seus serviços. O evento reúne 43 estudantes vindos dos quatro cantos do País. Unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de 20 estados estão representadas: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.