Newsletter

Alunos do Senac-RS seguem nas Competições no Espírito Santo

22 de novembro de 2018

Rocio Fotografia

A etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional segue com tudo, no Espírito Santo. Os 43 alunos de 20 estados já cumpriram com dois dias de provas (20 e 21/11), tendo pela frente mais dois dias. Entre eles, nossos representantes do Senac-RS: Bruna Rupolo, na ocupação Cabeleireiro; Sofia Montenegro Lerner, na ocupação Cozinha; Daniela Borges, em Cuidados de Saúde e Apoio Social; Veridiana Tironi, em Estética e Bem-Estar e Leonardo Linhares da Silva, em Serviços de Restaurante. No sábado (24) pela manhã, acontece a cerimônia de premiação em cada categoria.

Durante os quatro dias de evento, os alunos realizam provas específicas relacionadas às suas áreas de atuação, simulando situações reais das suas profissões, e são avaliados por questões técnicas e comportamentais por especialistas de outros Estados. Na quarta-feira (21), os alunos da Cozinha tiveram que preparar pratos com elementos surpresa – entre eles contrafilé, couve flor e batata doce. Já na ocupação Cabeleireiro, a prova foi de design para passarela pela manhã e corte de cabelo masculino e barba à tarde. Já em Estética, as provas foram de remoção de pelos pela manhã e de maquiagem inspirada no balé russo à tarde. Em Serviços de Restaurante, os alunos tiveram o desafio de preparar coquetéis de autoria própria, além de servir um banquete. Por fim, em Cuidados de Saúde e Apoio Social, os competidores simularam atendimentos de situações como demência, hemiplegia e colostomia.

A representante gaúcha em Cabeleireiro, Bruna Rupolo (Senac Taquara) conta que o desafio é sempre cumprir os testes no tempo estipulado, mas revela que está feliz com o trabalho que está sendo desenvolvido. “O primeiro dia de prova foi o mais difícil para todos os competidores devido à ansiedade, e as provas ainda têm elementos surpresa, mas acredito que estamos fazendo um excelente trabalho ao longo da competição e representando muito bem nosso Estado”, coloca. Ela disputa a melhor colocação com os seguintes estados: Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Competições movimentam Hotel Ilha do Boi

Pela primeira vez, o Departamento Nacional do Senac promove as Competições com as provas de todas as ocupações simultaneamente. A equipe do Senac levou para o hotel treze mini salões de beleza, seis cozinhas completas, uma clínica de estética com quatro cabines, um ambulatório e quarto para atendimento hospitalar em home care, um restaurante com quatro ambientes e um bar para os garçons demonstrarem seus serviços. O evento é aberto ao público e a estimativa é de receber 1,5 mil visitantes – alunos do Senac e de outras escolas do Espírito Santo.

As Competições reúnem estudantes vindos dos quatro cantos do País. Unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de 20 estados estão representadas: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional:

A competição é composta de etapas seletivas escolar e regional, sendo que os vencedores da etapa regional de cada estado encontram-se na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. Já na etapa nacional, são selecionados os dois melhores alunos em cada ocupação, que, no próximo ano, realizam o desempate para decidir quem representará o Brasil na WorldSkills 2019 – maior competição de educação profissional do mundo.

A WorldSkills acontecerá em Kazan, na Rússia, e a expectativa é de reunir competidores de mais de 70 países, em 51 ocupações. O evento é organizado pela WorldSkills International e tem como objetivo mostrar, inspirar e incentivar jovens no mundo todo em relação às mais de 51 ocupações que participam das disputas

Etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional

Data: 19 a 24/11

Local: Vitória – Espírito Santo

Representantes do Rio Grande do Sul na etapa nacional

Cabeleireiro

Bruna da Silva Rupolo (21 anos) – Senac Taquara

AC, AM, CE, ES, MG, PB, PE, PR, RJ, RR, RS, SC e SE

Cozinha

Sofia Montenegro Lerner (21 anos) – Faculdade Senac Porto Alegre

AM, CE, DF, MG, PB, PR, RJ, RN, RS e SC

Cuidados de Saúde e Apoio Social

Daniela da Silva Borges (21 anos) – Senac Caxias do Sul

AC, AL, ES, MG, PA, PR, RS e SC

Estética e Bem-Estar

Veridiana Tironi (20 anos) – Senac Canoas

ES, RS, SC, e SE

Serviços de Restaurante

Leonardo Linhares da Silva (20 anos) – Senac Comunidade

BA, MA, MG, MS, RN, RS e SE