Notícias

Aluna do Senac Canoas representa o Estado em competição nacional

23 de novembro de 2018

João Alves

Quando ingressou no curso Técnico em Estética do Senac Canoas, participar de uma competição não estava nos planos da estudante Veridiana Titoni, de 20 anos. Mas, ao longo do curso, a estudante foi desafiada a participar da etapa escolar das Competições Senac de Educação Profissional. Veridiana foi vencendo as provas e, entre 19 e 24 deste mês, representará o Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições que ocorrerá em Vitória, no Espírito Santo.

“Quando fiquei sabendo das Competições e decidi participar, o projeto virou tudo para mim; decidi arriscar tudo e enfrentar as provas”, declara Veridiana. Vencer a etapa nacional na ocupação Estética e Bem-Estar não será tarefa fácil. Por isso, a rotina de treinos será intensa até novembro: são oito horas de trabalho por dia. “Tenho junto comigo grande apoio do Senac, estamos focados juntos em praticar as técnicas como também emocional e preparo físico, para que possamos ter bons resultados diante dos outros candidatos”, relata a competidora. “Além dos treinamentos, que variam conforme a programação de segunda a sexta, à noite ainda continuo no meu curso Técnico de Estética, que termina só em abril do ano que vem”, conta.

Além da rotina intensa na área, a estudante acredita que a parte emocional é um dos quesitos mais importantes. “Todos os competidores passam por avaliações criteriosas e bem objetivas, e isso tudo acaba sendo um período de muita tensão e inclusive de estresse. Então, além de saber a técnica, lidar com isso é bem importante”, ressalta.

Em caso de vitória na etapa nacional, Veridiana irá representar o Brasil na próxima edição da WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, que em 2019 acontecerá na Rússia. “Nunca fui competidora antes, mas tenho espírito competitivo sim! Esse projeto é muito promissor e engajador tanto para o aluno quanto para a equipe. Eu fico feliz de fazer parte, pois engrandece o meu conhecimento tanto profissional quanto pessoal”, afirma a aluna.

Além de Veridiana, o Senac-RS terá mais quatro representantes na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional: Daniela Borges (Senac Caxias do Sul) na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social; Sofia Montenegro Lerner (Faculdade Senac Porto Alegre), na ocupação Cozinha; Leonardo Linhares (Senac Comunidade), em Serviços de Restaurante; e Bruna Rupolo (Senac Taquara), em Cabeleireiro.

Durante as Competições, os alunos realizarão provas específicas relacionadas às áreas de atuação, simulando situações reais das suas profissões e serão avaliados por questões técnicas e comportamentais por especialistas de outros Estados. A etapa nacional das Competições reunirá alunos do Senac de todo o Brasil que participam da disputa para decidir quem representará o País, em cada categoria, na WorldSkills Rússia 2019 – maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos.

A coordenadora de internacionalização do Senac-RS, Carla Cassol, destaca que participar das competições é um processo que não só muda a vida dos alunos como também deixa um valioso legado para a instituição. “Os alunos treinam diariamente para este momento com o acompanhamento de seus treinadores, que se dedicam exclusivamente para essa preparação. Aprendemos muito durante o processo e temos a oportunidade de nos compararmos com outros Estados, na etapa nacional, e com outros países, na etapa internacional, o que eleva nossos serviços educacionais a um patamar de classe mundial”, destaca.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional:
A competição é composta de etapas seletivas escolar e regional, sendo que os vencedores da etapa regional de cada estado encontram-se na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. Atualmente, o Senac-RS participa nas seguintes ocupações: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar e Serviços de Restaurante. Apenas um aluno de cada ocupação é escolhido, na etapa nacional, para representar o Brasil na WorldSkills.

Já a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos, em um país diferente, e reúne competidores de mais de 70 países. O evento é organizado pela WorldSkills International e tem como objetivo mostrar, inspirar e incentivar jovens no mundo todo em relação às mais de 51 ocupações que participam das disputas. A competição internacional reúne competidores qualificados que trocam experiências de suas áreas. São os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.

Em 2016, o Senac do Rio Grande do Sul ganhou a nacional nas três ocupações que participou: Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social e Cabeleireiro, tendo 100% de aproveitamento nas provas. Já em 2017, os alunos vencedores participaram da WorldSkills Abu Dhabi (Emirados Árabes), onde conquistaram medalha de excelência na disputa internacional.

Etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional
Data: 19 a 24/11
Local: Vitória – Espírito Santo

Representantes do Rio Grande do Sul na etapa nacional
Cabeleireiro
Bruna da Silva Rupolo (20 anos) – Senac Taquara

Cuidados de Saúde e Apoio Social
Daniela da Silva Borges (21 anos) – Senac Caxias do Sul

Estética e Bem-Estar
Veridiana Titoni (20 anos) – Senac Canoas

Serviços de Restaurante
Leonardo Linhares da Silva (19 anos) – Senac Comunidade

Cozinha
Sofia Montenegro Lerner (21 anos) – Faculdade Senac Porto Alegre