Notícias

Sonora Brasil Sesc traz grupo de Pernambuco a Passo Fundo

28 de novembro de 2018

Coco de Tebei se apresenta no dia 8 de dezembro

Com o objetivo de resgatar a memória da música brasileira, o projeto Sonora Brasil Sesc percorre o País. Chegou a vez do grupo Coco de Tebei se apresentar em Passo Fundo, no dia 8 de dezembro (sábado), às 15h, no RITO – Espaço Coletivo Ritornello (Rua Aníbal Bilhar, 900 – Vila Lucas Araújo). Esse tipo de Coco é praticado por um grupo de agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Agua do Bruno, na cidade de Tacaratu, Pernambuco. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos antecipadamente no Sesc local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4318, no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo e na página www.facebook.com/sescpassofundo.

As músicas são cantadas por mulheres e dançadas por casais. Não se utiliza instrumentos e a base rítmica é marcada pela pisada dos dançadores.  O grupo é formado por pelas cantadeiras Maria do Carmo de Jesus, Nivalda Rosa Gomes do Nascimento e Maria Nazaré Nunes dos Santos e pelos dançadores José Lira dos Santos e Janaína Maria dos Santos, Edna Nivalda do Nascimento Silva e Agnaldo José da Silva, Genivaldo Lira dos Santos e Edilane dos Santos. A sonoridade que resulta do canto, somado ao ritmo da pisada nos remete, de certa forma, a uma ritualística indígena, que se caracteriza pelo contraste de timbre entre o metal das vozes femininas e o som seco da pisada no chão e pela ausência de nuances em cada um dos elementos.

Sobre o Sonora Brasil – O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país. O projeto busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes. Promovido pelo Sesc há 20 anos, já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores.

 

Sonora Brasil – Passo Fundo

Coco de Tebei (PE)

Data: 8 de dezembro (sábado)

Horário: 15h

Local: RITO – Espaço Coletivo Ritornello (Rua Aníbal Bilhar, 900 – Vila Lucas Araújo)

Entrada gratuita