Notícias

Contribuintes gaúchos devem estar atentos ao preenchimento correto da EFD e da GIA de janeiro

14 de janeiro de 2019

Os contribuintes enquadrados na modalidade “Geral – Indústria e Comércio” devem observar uma série de orientações na geração dos arquivos da EFD (Escrita Fiscal Digital) e da GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) do mês de referência dezembro de 2018, a serem entregues em janeiro (dias 15 e 12, respectivamente). A necessidade é decorrência do Decreto nº 54.348/2018, que alterou os prazos de apuração e pagamento do ICMS ao longo do mês passado, e visa evitar inconsistências no processo de cumprimento dessas obrigações acessórias.

Como forma de contribuir para o correto preenchimento das informações, a Receita Estadual está disponibilizando um material com esclarecimentos, orientações técnicas e respostas a dúvidas frequentes relacionadas ao tema.  O documento pode ser acessado no site da Instituição, menu “Serviços e Informações”, item “GIA – Guia de Informação e Apuração do ICMS”, subitem “Preenchimento GIA e EFD referência dezembro/2018”.

Link para o acesso ao arquivo: https://receita.fazenda.rs.gov.br/conteudo/9744/preenchimento-gia-e-efd-referencia-dezembro-2018