Notícias

Diretor dos Chocolates Florybal abre a temporada 2019 da Oficina de Negócios em Novo Hamburgo

25 de fevereiro de 2019

Uma verdadeira história de superação deve ser contada como trajetória de sucesso. É isto que o Sindilojas Novo Hamburgo prepara para a primeira edição do ano da Oficina de Negócios. No dia 20 de março, a tradicional reunião-almoço da entidade está de volta com palestra do empresário do ramo do chocolate caseiro e parque de entretenimento Valdir Cardoso, sócio-fundador da Florybal Chocolates, de Gramado, e do Parque terra Mágica Florybal, em Canela.

Filho dos agricultores Alvino Luiz Cardoso e Clarinda Boscheti Cardoso, Valdir nasceu no interior de Caxias do Sul. Trabalhou na roça desde os cinco anos e aos 11 teve que parar de estudar, na 4ª Série, que era o máximo que escola da localidade oferecia. Dois anos depois a família mudou-se para Gramado, na busca de melhores oportunidades. Nesta época, já com 13 anos, Valdir passou a trabalhar fora para ajudar no sustento da casa. Atuou por três anos em fábricas de calçados e ainda fazia trabalhos extras, vendendo picolés, cuidando de automóveis, sendo guia para turistas. Trabalhou por um ano em um pequeno hotel até completar 17 anos. Ingressou então na construção civil, trabalhando em obras por 10 anos.

Em 1991, acreditando firmemente na sua capacidade, iniciou as atividades da fábrica de Chocolates Florybal em Gramado com sua esposa, que na época era costureira. Por um período, continuou trabalhando na construção civil durante o dia e à noite se dedicava à produção de chocolates caseiros, mesmo sem ter grandes conhecimentos sobre o processo. Inicialmente amigos e vizinhos formavam a clientela, que foi crescendo com o passar do tempo. Na época, a fábrica tinha 21 metros quadrados de área construída, com 100 quilos de matéria-prima, duas panelas, uma espátula, uma colher de pedreiro, uma concha, meia dúzia de formas, uma geladeira, um fogão de duas bocas, duas mesas, uma pia e algumas prateleiras feitas pelo próprio Valdir.

Hoje, passados 28 anos, já com 13 lojas na Serra Gaúcha, a Florybal destaca-se no segmento de chocolates caseiros, tendo como diferencial em seus pontos de venda, variados e divertidos personagens esculpidos em diversos tamanhos, além de outras atrações interativas que muito alegram os visitantes.

Quando percebeu que as lojas temáticas agradavam o público, surgiu a ideia de um parque temático. Após três anos de muito trabalho e dedicação constante, em dezembro de 2011, foi inaugurado o Parque Terra Mágica Florybal, com o mesmo objetivo que sempre o motivou a seguir em frente: proporcionar momentos realmente felizes, encantadores e inesquecíveis a todos os visitantes.

Esta é a história que estamos proporcionando aos nossos associados e convidados, porém contada pelo próprio personagem. Por isso, faça a sua reserva. Ligue agora mesmo para 3524-5555.