Notícias

CineSesc Uruguaiana apresenta mostra cinematográfica de terror italiano

21 de maio de 2019

Mostra Terror Giallo tem exibições até 30 de maio

 

O Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) traz à comunidade um gênero cinematográfico de terror italiano: o Giallo. Até 30 de maio, sempre às 19h, a Mostra Terror Giallo, promovida pelo Cine Sesc, exibe quatro filmes que colocam em evidência a relação entre violência, imagem e beleza. As exibições são gratuitas e ocorrem na Unidade Sesc. Confira a programação completa abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página www.facebook.com/sescuruguaiana.

A mostra do CineSesc contempla os quatro maiores diretores do subgênero: Mario Bava, Dario Argento, Lucio Fulci e Sergio Martino. Giallo é um termo que surgiu na literatura e faz referência às revistas Pulp, que circulavam na Itália em 1930, quando o subgênero vivia seu clímax. O nome Giallo vem da cor das capas das revistas, que tinham um forte tom de amarelo, em italiano: giallo.

As tramas trazem uma sedução permeada pela violência e fazem o espectador indagar sobre o papel da imagem no mundo contemporâneo. A presença de um assassino é uma das marcas detectáveis e a música também é agregada como um elemento expressivo para criar o suspense das cenas. Tendo como cenário a alta sociedade italiana, os personagens são sempre brancos e bem-sucedidos.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

 

Mostra Terror Giallo – Cine Sesc – Uruguaiana
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)

 

21/05 – 19h

Uma lagartixa em corpo de mulher (Legendado)
Itália – Lucio Fulci – 1971 / Giallo/Suspense / 103 min

Classificação: 18 anos
Elenco: Florinda Bolkan, Stanley Baker e Jean Sorel

Mulher é acusada de ter matado sua vizinha, após ter sonhado com o assassinato. Giallo psicodélico e onírico do mestre Lucio Fulci com uma grande atuação da brasileira Florinda Bolkan.

 

28/05 – 19h

No quarto escuro de satã (Legendado)
Itália – Sérgio Martino – 1972 / Giallo/Suspense / 96 min

Classificação: 18 anos
Elenco: Edwige Fenech e Anita Strindberg

Assassinatos misteriosos ocorrem num vilarejo lançando suspeitas sobre um escritor decadente e sua esposa. Adaptação livre do célebre conto “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe.

 

30/05 – 19h

Seis mulheres para o assassino (Legendado)
Itália – Mario Bava – 1964 / Giallo/Suspense / 89 min

Classificação: 18 anos
Elenco: Cameron Mitchell e Eva Bartok

Isabella, uma jovem modelo, é assassinada por uma misteriosa figura mascarada numa casa de moda, pertencente à Condessa Cristiana. Quando o namorado de Isabella se torna suspeito do assassinato, o diário da vítima, contendo informações que relacionem a jovem ao assassino, desaparece. O mascarado passa então a matar todas as modelos da casa para encontrar o diário.