“O eSocial elimina diversas obrigações aos empresários”, garante auditor do Ministério da Economia

28 de junho de 2019

O Fecomércio-RS Debate: e Social reuniu em Porto Alegre nesta sexta-feira (28) quatro convidados para discutir o assunto. O auditor fiscal do trabalho do Ministério da Economia, José Alberto Maia, o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade, Rodrigo Kich, o auditor-fiscal da RFB e chefe da fiscalização de Santo Ângelo, Ely Eduardo Lemos de Azevedo, e a proprietária da Poamed, Cristiane Trindade.

Um público de cerca de 50 pessoas acompanhou as informações sobre o sistema que abrange o segmento empresarial como um todo. O auditor fiscal do Ministério da Economia, José Alberto Maia, apresentou um breve histórico sobre a exigência criada em 2010 e destacou que o sistema é uma nova forma de registrar eventos trabalhistas, com a padronização das informações e um tempo mais hábil, com qualidade dos dados. Maia ainda disse que o eSocial elimina diversas obrigações ao empresário, tais como GFIP, Caged, Rais, DIRF, entre outros. “São princípios gerais para a simplificação que geram até mais segurança jurídica”, explicou.

Na fala do auditor-fiscal da RFB, Ely Eduardo Lemos de Azevedo, ele reuniu as dúvidas que mais chegam ao plantão fiscal. Por sua vez, o contador e integrante do Conselho Regional de Contabilidade, Rodrigo Kich, destacou que muitos mitos se criaram, mas o tempo está auxiliando para que os processos se normalizem. “Saber interpretar texto, saber de informática são algumas das exigências atuais do setor de Contabilidade. Mas com dedicação é possível estar preparado”, comentou Kich. Já a empresária do ramo da saúde e segurança do trabalho, Cristiane Trindade, lembrou que medicina e segurança são investimentos, sendo que a partir do eSocial as exigências que sempre existiram estão sendo cumpridas.

Nesta semana o eSocial teve seu início prorrogado por mais seis meses para as empresas do Grupo 3 (que incluem aquelas enquadradas no Simples Nacional) e de todos os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho Representantes. A definição foi divulgada durante um evento em Brasília. A prorrogação de prazos do eSocial para as empresas optantes do Simples Nacional é um pleito da Fecomércio-RS.

As fotos do evento estão disponíveis aqui.