Qualidade de Vida

Mesa Brasil Sesc: menos desperdício e mais nutrição para população

3 de setembro de 2019

No Rio Grande do Sul, seis regiões contam com atendimento

 

Com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população, o Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que atua, desde novembro de 2003, no Rio Grande do Sul. Para alcançar essa meta, o programa realizado pelo Sistema Fecomércio-RS conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários, que doam alimentos, produtos e serviços para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional. No Estado, além de Erechim, o projeto está presente nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo, sempre atuando em parceria com as prefeituras.

Além das doações a entidades sociais, o programa está ampliando sua atuação por meio do atendimento a famílias e comunidades em situação de extrema pobreza. Em caráter emergencial, colabora com populações vítimas de enchentes e alagamentos a partir de um trabalho de logística humanitária – o programa arrecada e distribui donativos para desabrigados e desalojados em todo o país. O projeto também atua no combate ao desperdício de alimentos e redução da fome no país, com ações educativas e de conscientização.

O desenvolvimento e o sucesso das ações dependem diretamente do envolvimento de empresas, que podem disponibilizar gêneros alimentícios, produtos de limpeza, higiene e serviços, e de voluntários, que, motivados pela solidariedade, doam tempo, trabalho e talento de maneira espontânea e não remunerada em prol do bem comum. No Rio Grande do Sul, de janeiro a julho deste ano, o programa distribuiu 1.049.823.094kg de alimentos, realizou 522 ações educativas, capacitando 7.674. Somente em julho, 82.831 pessoas atendidas por 608 instituições foram beneficiadas no Estado através da parceria de 181 empresas doadoras. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil, pelo e-mail mesabrasil@sesc-rs.com.br ou diretamente as unidades do Mesa Brasil Sesc no RS (veja lista abaixo).

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

 

Programa Mesa Brasil Sesc

Quem pode colaborar

Empresas: indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transporte etc.

Voluntários: o Sesc acredita que o voluntário é um cidadão com potencial de realizar intensas transformações sociais. Ações voluntárias em assistência social e segurança alimentar e nutricional contribuem para a qualidade de vida de grande parcela da sociedade em situação de vulnerabilidade.

 

O que pode ser doado

Alimentos em geral: águas e sucos, carnes e derivados, enlatados e conservas, frutas, legumes e verduras, frios e laticínios, grãos e cereais, pães e massas.

Produtos: limpeza e higiene pessoal, utensílios culinários, roupas, brinquedos, combustível, embalagens

Serviços: cessão de espaços, divulgação, serviços gráficos, transporte, trabalho voluntário em atividades operacionais, administrativas e educativas

 

O que não pode ser doado

Refeições prontas, doces e pães com recheios cremosos, alimentos com embalagens danificadas e data de validade vencida.

 

Como funciona a doação

O Mesa Brasil Sesc estabelece junto ao doador, o local, os dias e horários para a retirada da doação. O programa avalia a qualidade dos alimentos e os transporta até o público beneficiário sob condições adequadas de consumo. O programa possui equipe técnica e operacional devidamente qualificada para executar com eficácia a retirada e distribuição da doação. Além disso, acompanha e monitora as ações.

 

Unidades do Mesa Brasil no RS

Erechim
Rua Silveira Martins, 583, sala 01
(54) 3522-8076
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Porto Alegre
Rua Dr. João Inácio, 247
(53) 3235-6513
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Santa Maria
Rua Olga Parcianello Lorenzi, s/n°
(55) 3223-2288
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Cachoeira do Sul
Rua Ricardo Jesus Ferreira, 518
(51) 3723-1101
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Caxias do Sul
Rua Jacob Luchese, 3181
(54) 3211-5943
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Lajeado
Rua João Abott, 484
(51) 3714-2266
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h