Notícias

Mês do Idoso Sesc tem programação especial em Porto Alegre

26 de setembro de 2019

Agenda terá atividades sociais, de saúde, físicas e culturais

 

Outubro é o Mês do Idoso e os Grupos de Maturidade Ativa do Sesc em Porto Alegre organizaram uma ampla programação para tratar sobre temas relevantes para a terceira idade e divertir os integrantes do Programa. A agenda é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e da Prefeitura de Porto Alegre. A principal atividade será promovida no dia 1º de outubro, Dia do Idoso, na Orla do Gasômetro. O evento terá diversas ações gratuitas e abertas ao público, como caminhada, biodança, jogos de câmbio, exames de saúde gratuitos, mateada e mostra de talentos.

Ainda em setembro, no dia 26, haverá um piquenique coletivo no Museu Joaquim Felizardo, na Cidade Baixa, para marcar o pré-lançamento. Já em outubro, serão realizadas atividades físicas como jogos adaptados de câmbio e basquete reloginho, de saúde com a verificação de Pressão Arterial, Glicose, Colesterol, mamografia e teste rápido de HIV, além de rodas de conversas sobre saúde. Fazem parte ainda da programação ações sociais como uma visita ao Hospital Fêmina para confecção e entrega de flores feitas em crochê e tricô para as pacientes e participação na Caminhada das Vitoriosas.

A segunda edição da Gincana do Idoso irá movimentar as unidades do Sesc Teresópolis, Santa Rosa de Lima, Cavalhada e Restinga durante todo o mês. A competição inclui ações intergeracionais envolvendo idosos e crianças, atividades recreativas com jogos adaptados e cooperativos, “qual é a música”, “melhor da memória”, mímica, “mostre o seu talento” e campanha social de arrecadação de alimentos. A ação será no dia 14 de outubro, no Sesc Protásio Alves (Av. Protásio Alves, 6220). A participação é gratuita. As ações têm o apoio do Conselho Municipal do Idoso Porto Alegre (Comui) e do Instituto da Mama do RS (Imama). Informações adicionais no Sesc Redenção (Av. João Pessoa, 835) ou pelo telefone (51) 3211-0661.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS, o programa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade social individual e coletiva. Atualmente, são 77 Grupos Sesc Maturidade Ativa envolvendo cerca de 7 mil integrantes.

 

Mês do Idoso – Porto Alegre

Programação:

 

26/09 (Quinta-feira)
Piquenique coletivo – Pré-lançamento do evento do Dia do Idoso em POA
Horário: 14h
Local: Museu Joaquim Felizardo (Rua Joaquim Alfredo, 582 – Cidade Baixa)

 

29/09 (Domingo)
Bombardeio de fios – Confecção e entrega de flores de crochê e tricô
Horário: 8h
Local: Hospital Fêmina (Rua Mostardeiro, 17 – Rio Branco)

 

01/10 (Terça-feira)
Evento do Dia do Idoso em Porto Alegre
Horário
: 9h
Local: Orla do Gasômetro (Av. Edvaldo Pereira Paiva – Praia de Belas)
Atividades: Concentração na Chaminé da Orla do Gasômetro com caminhada até a Praça Moacyr Scliar, exames de saúde, biodança, câmbio, mateada, mostra de talentos.

 

04 e 05/10 (Sexta-feira e Sábado)
Jogos adaptados – Câmbio e basquete reloginho
Horário: 9h
Local: Ginásio Tesourinha (Av. Erico Veríssimo – Menino Deus)

 

09/10 (Quarta-feira)
1º Café Sarau Sesc
Horário
: 16h
Local: Restaurante do Sesc Centro Histórico (Rua Vigário José Inácio, 718 – Centro Histórico)
Ingressos: R$ 16,00 antecipado café e inscrição até o dia 07/10

 

14/10 (Segunda-feira)
Roda de Conversa de Saúde
Horário
: 14h
Local: Auditório João Daudt no Sesc Protásio Alves (Av. Protásio Alves, 6220)

 

19/10 (Sábado)
Pré-evento Caminhada das Vitoriosas – Imama
Horário
: das 9h às 18h
Local: Parque Moinhos de Vento – Parcão (Rua Comendador Caminha – Moinhos de Vento)
Atividades: Mateada, mostra de talentos, ginástica, feira, exames de saúde, brinquedos. Às 14h terá apresentações dos grupos de Maturidade Ativa do Sesc.

 

20/10 (Domingo)
Caminhada das Vitoriosas – Imama
Horário
: 9h
Local: Concentração e saída do Parque Moinhos de Vento – Parcão (Rua Comendador Caminha – Moinhos de Vento) até o Parque Redenção

 

20/10 (Domingo)
Passaporte da saúde – com peça Mansão Prazeres do Grupo Teatral Saindo do Baú
Horário
: 15h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 655 – Centro)
Atividades: Verificação de pressão arterial, glicose, colesterol, mamografia, teste rápido de HIV

 

II Gincana do Idoso Sesc Maturidade Ativa Redenção 2019
Sesc Teresópolis (na Paróquia Ascensão – av. Engenheiro Ludolfo Boehl, 300) – segundas-feiras de outubro (exceto 14/10)
Sesc Santa Rosa de Lima (na Paróquia Santa Rosa de Lima – av. Bernardino de Oliveira Paim, 82) – terças-feiras de outubro (exceto 01 e 29/10)
Sesc Cavalhada (na Associação Majagru – rua Paulo Pontes, 97) – quartas-feiras de outubro (exceto 09/10)
Sesc Restinga (na Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia – av. João Antônio da Silveira, 2025) – quintas-feiras de outubro