Qualidade de Vida

Santa Maria terá programação especial durante o Mês do Idoso

26 de setembro de 2019

Atividades como caminhada, exposição e aulas experimentais gratuitas serão oferecidas em outubro

 

O mês de outubro, em que se celebra o idoso, será cheio de atrações especiais em Santa Maria. A programação inicia no dia 1º, com uma caminhada de conscientização do Dia Mundial do Idoso. A saída será no Mercado Público, às 14h30, e todos são convidados a vestir rosa em menção ao Outubro Rosa. A caminhada seguirá até a Praça Saldanha Marinho, onde haverá a abertura oficial do Mês do Idoso e atividades como aferição de pressão arterial e teste de glicose, aula de preparo de chimarrão, teste da memória e apresentações de grupos de convivência de idosos do município.

A programação também traz atividades como a exposição fotográfica Vila Belga aos Olhos da Maturidade, sessão de autógrafos do livro do projeto Receitas com Memória, apresentação do espetáculo Ativaidade e os Jogos de Integração Sesc Maturidade Ativa de Santa Maria, com torneios de canastra e de câmbio. Além disso, durante todo o mês, o Sesc Santa Maria oferecerá aulas experimentais gratuitas das oficinas oferecidas pelo programa Maturidade Ativa.

A comemoração do Mês do Idoso é realizada pelo Sesc e pela Prefeitura de Santa Maria com apoio da EscuteBem – Aparelhos Auditivos, AABB Santa Maria, Altadomo Hotel, Supera, Pacto UFSM, Conselho Municipal do Idosos e Monet Plaza Shopping. Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (55) 3223-2288 com Thuane Macedo, no site www.sesc-rs.com.br/santa_maria e na página www.facebook.com/sescsantamaria.

 

Programação Mês do Idoso Sesc – Santa Maria

 

01/10 (Terça-feira)

10h: Abertura da exposição Vila Belga aos Olhos da Maturidade, que faz parte do projeto Artistando pela Cidade e ficará aberta para visitação até o dia 13 de outubro. Também estarão expostos os puffs de garrafa pet produzidos pelo Projeto Intergeracional Autossustentável.
Local: Monet Plaza Shopping (Av. Fernando Ferrari, 1483)
Atividade gratuita

14h: Encontro no Mercado Público (Estação da Gare) para caminhada de conscientização do Dia Mundial do Idoso

14h30: Saída do Mercado Público em direção à Praça Saldanha Marinho, onde haverá uma integração dos grupos de convivência de idosos de Santa Maria (a sugestão é que se vista cor de rosa em prol da Campanha Outubro Rosa)

15h: Abertura oficial do Mês do Idoso, com a presença de autoridades locais. Durante a tarde, haverá ações recreativas, apresentações dos grupos de convivência, unidade móvel de saúde com aferição de pressão arterial e teste de glicose A oficina de teste da memória será por conta do curso de Terapia Ocupacional da UFSM e da Supera Ginástica para o Cérebro. A Escola de Chimarrão oferecerá um minicurso de como preparar um chimarrão. Haverá também distribuição de água quente e erva mate e um bate-papo sobre os benefícios da erva mate e exposição de cuias de chimarrão.
Local: Praça Saldanha Marinho

Atividades gratuitas

 

08/10 (Terça-feira)

15h: Apresentação do coral da Maturidade Ativa durante a exposição Vila Belga aos Olhos da Maturidade. Também estarão expostos os puffs de garrafa pet produzidos pelo Projeto Intergeracional Autossustentável para serem trocados por caixas de leite 12 unidades.
Local: Monet Plaza Shopping (Av. Fernando Ferrari, 1483)
Atividade gratuita

 

11/10 (Sexta-feira)

15h: Palestra A arte de se reinventar na segunda metade de sua vida com a escritora Cláudia Lucchese. Você já pensou no que fazer na sua metade da vida? Já realizou ou está realizando todos os sues sonhos? Há quanto tempo você não faz algo pela primeira vez? Esses são alguns dos temas que serão abordados pela palestrante que é especialista em qualidade de vida e bem estar.
Local: Sesc Santa Maria – Salão de eventos (Av Itaimbé, 66)
Atividade gratuita

 

16/10 (Quarta-feira)

17h: Sessão de autógrafos do livro de receitas do projeto Receitas com Memória, do programa Mesa Brasil Sesc. Também haverá degustação dos pratos que estão no livro.
Local: Monet Plaza Shopping (Av. Fernando Ferrari, 1483)
Atividade gratuita

 

19/10 (Sábado)

19h: Apresentação do espetáculo Ativaidade, da Quatro Ventos Produtora Cultural. Voltada especialmente para a maturidade ativa, a peça traz uma história dinâmica e interativa, com descobertas e confusões, resgatando situações que a melhor idade certamente já viveu. O espetáculo conta com execução de músicas ao vivo e um texto adaptado à realidade do programa Maturidade Ativa Sesc. Após teremos um bate papo sobre envelhecimento ativo
Local: Monet Plaza Shopping (Av. Fernando Ferrari, 1483)
Entrada: 1kg de alimento não perecível

 

27/10 (Domingo)

8h30: Jogos de Integração Sesc Maturidade Ativa de Santa Maria, com torneios de canastra e de câmbio. E integração de bocha (sem premiação)

Inscrições: podem ser feitas até 18 de outubro. A ficha deve ser retirada no Sesc Santa Maria (Av. Itaimbé, 66) ou solicitada pelo e-mail tlopes@sesc-rs.com.br. Informações pelo telefone (55)3223-2288, com Thuane Macedo.
Local: AABB Santa Maria (R dos Andradas, 2026)
Entrada: Gratuita para ver os jogos
A inscrição é 120,00 para os times de câmbio e 20,00 para as duplas de canastra.

 

Durante o mês de outubro

Aulas experimentais das oficinas oferecidas pelo Maturidade Ativa no Sesc Santa Maria (Av. Itaimbé, 66)

Segundas e quintas, às 9h: oficina de câmbio

Terças às 10h: grupo terapêutico Roda de conversa amiga

Terças-feiras (exceto no dia 1º), às 14h: oficina de coral

Terças e quintas, às 15h30: oficina de canastra

Quartas-feiras, às 14h: oficina de inglês

Quartas às 16h: encontro para tocar instrumentos

Quintas-feiras, às 14h: oficina de dança de salão

Sextas-feiras, às 14h: oficina de ginástica cerebral