Newsletter

Arte da Palavra Sesc leva escritoras para debater Literatura em quatro cidades

11 de outubro de 2019

Foto: Desiree Ferreira

Porto Alegre, Canoas, Montenegro e Passo Fundo recebem Tércia Montenegro e Luísa Geisler

 

A Literatura estará em pauta nos bate-papos promovidos pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em quatro cidades gaúchas neste mês. O projeto Arte da Palavra levará, de 22 a 25 de outubro, as escritoras Tércia Montenegro (CE) e Luísa Geisler (RS) para Porto Alegre, Canoas, Montenegro e Passo Fundo. O circuito tem como objetivo valorizar e divulgar autores de diferentes estilos para exaltar a literatura brasileira. A entrada é franca e não é preciso fazer inscrições previamente. Mais informações pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra.

Tércia Montenegro nasceu em Fortaleza, onde ainda hoje vive. Começou sua carreira em 1998 com a publicação de O Vendedor de Judas, livro que atualmente está em sua quinta edição e recebeu o selo PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), do MEC. Venceu o prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido pela Revista Cult em 2000, com a obra Linha Férrea. Graduada em Letras, com mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Linguística, Tércia é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Em 2015, realizou pós-doutorado na Université de Liège, na Bélgica.

Luisa Geisler ganhou o Prêmio Sesc de Literatura com o seu livro de estreia Contos de Mentira, que também foi finalista do Prêmio Jabuti. No ano seguinte, ganhou de novo com o romance livro Quiçá. Em 2012, foi incluída na antologia Os melhores jovens escritores brasileiros, organizada pela revista britânica Granta. Desde então, publicou mais dois livros — Luzes de emergência se acenderão automaticamente e De Espaços Abandonados. Tem livros e contos traduzidos e publicados internacionalmente. É mestre em Processo Criativo pela National University of Ireland.

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras busca oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Desse modo, as diferentes frentes contempladas pelo projeto podem contribuir para a democratização do acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

 

Arte da Palavra Sesc

Programação:

 

22/10 (Domingo) – Porto Alegre

Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Mediador: Vitor Diel

 

23/10 (Segunda-feira) – Canoas

Horário: 9h30
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Mediadora: Daiana Correa

 

23/10 (Segunda-feira) – Canoas

Horário: 19h30
Local: Unilasalle (Av. Victor Barreto, 2288)
Mediadora: Daiana Correa

 

24/10 (Terça-feira) – Montenegro

Horário: 10h e 14h
Local: Escola Walter Belian (Rua Treze de Maio, 444)
Mediador: Carlos Leser

 

25/10 (Quarta-feira) – Passo Fundo

Horário: 19h30
Local: Sala Multiuso – Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)
Mediadora: Ivânia Campgotto Aquino