Newsletter

Concurso Chef Mesa Brasil do Sesc escolhe melhores receitas com aproveitamento integral de alimentos

17 de outubro de 2019

Foto: Bruna Machado

Ação aconteceu no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre, no Dia Mundial da Alimentação

 

Almôndega com Ora-Pro-Nóbis e Red Velvet de Casca de Beterraba foram as receitas vencedoras do Concurso Chef Mesa Brasil, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc. A grande final foi realizada nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Nutricionistas, publicitário, jornalistas e influenciadores fizeram parte do grupo de jurados que escolheu as receitas vencedoras. O objetivo das preparações era incorporar partes não convencionais dos alimentos, como cascas, sementes e talos, para incentivar o combate ao desperdício.

A final do concurso contou com duas categorias: entidades sociais e público em geral. Os participantes tiveram 30 minutos para preparar a receita. Foram observados o sabor, a apresentação do prato e a originalidade da preparação. As autoras da receita Almôndegas com Ora-pro-nóbis foram Sueli Bailfuss e Camila Scarpatto, representando a Associação Beneficente da Floresta Imperial (Abefi), de Novo Hamburgo. Na categoria público em geral, quem levou o primeiro lugar foi Patrícia Trindade dos Santos, com a receita Red Velvet de Casca de Beterraba e creme de Talo de Beterraba. Elas ganharam um troféu e uma diária de final de semana do Hotel Sesc Gramado com direito a acompanhante.

O júri foi composto por Adelino Bilhalva, publicitário, sócio proprietário do Bar Justo e vencedor da Batalha dos Cozinheiros; Cláudia Rodrigues, nutricionista e coordenadora técnica de Nutrição do Sesc/RS; Ju Palma, jornalista especializada em marketing, sommelière profissional de vinhos e influenciadora digital; Laura Medina, jornalista, atriz, apresentadora de TV e especialista em saúde e bem-estar; e Miltinho Talaveira, publicitário, assessor de comunicação, comentarista de rádio e TV e influenciador digital.

A iniciativa faz parte do Programa Mesa Brasil Sesc, uma rede de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo, em parceria com as prefeituras municipais. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.