Newsletter

Cores e alegria do 5º Santa Maria Sesc Circo invadirão a cidade novamente

5 de novembro de 2019

Foto: Arieli Ziegler/Prefeitura de Santa Maria

Lançamento do festival ocorreu na noite desta segunda-feira, 4 de novembro

 

5ª edição do Santa Maria Sesc Circo vai chegar a Santa Maria com muita cor e diversão. Na noite desta segunda-feira, 4 de novembro, um evento no Sesc local, com a presença de autoridades e artistas, marcou o lançamento do festival, que ocorre entre os dias 26 de novembro a 1º de dezembro. Serão promovidos 19 espetáculos em 36 sessões gratuitas de grupos locais, gaúchos e de outros Estados brasileiros, como São Paulo e Minas Gerais, em diferentes pontos da cidade. A programação completa já pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco.

O prefeito Jorge Pozzobom ressaltou que o evento é prioridade para a gestão municipal. “O Sesc Circo tem o papel importante de levar felicidade a crianças, algumas que nunca tiveram a oportunidade de ver um circo ou um palhaço de perto. Essa é a principal magia: encher a cidade de amor e alegria”, disse. Assim como nas edições anteriores, uma grande lona será montada no Parque da Gare e, neste ano, o recém revitalizado Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Pogetti, popularmente conhecido como Bombril, também será ocupado. Além disso, escolas, o Hospital Universitário de Santa Maria, o Theatro Treze de Maio e o deck do Mercado Público recebem a magia do circo. Entre os destaques deste ano, estão apresentações realizadas em escolas de aldeias indígenas das etnias Kaingang e Guarani.

“O festival vai além dos espetáculos. Santa Maria vem ao longo desses anos trabalhando no desejo de fazer frutificar a ação do circo e esse é o momento em que a cultura e o entretenimento tomam conta da cidade”, destacou o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Alves Bento. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan e apoio do Museu de Arte de Santa Maria e Mercado Público de Santa Maria.

 

Mergulho na arte circense

Para dar início à programação, um cortejo será realizado no Calçadão Salvador Isaias na terça-feira, dia 26 de novembro, com a presença de artistas de diferentes grupos. A troca de experiências entre as trupes de diferentes regiões do Rio Grande do Sul com profissionais de fora do Estado é um dos grandes objetivos do evento, além da valorização da arte circense na comunidade. Para isso, o diretor Renato Rocha, um dos nomes mais conhecidos nacional e internacionalmente do meio, realizará em Santa Maria uma residência artística com artistas locais para investigar as possibilidades dramatúrgicas e suas diferentes camadas. Este trabalho culminará em uma ação dentro da programação do festival.

Entre os nomes de relevância neste ano, está a Cia Irmãos Sabatino, de São Paulo, com o espetáculo Cabaré Sabatino Brós é 10, que marca os 10 anos de pesquisa na temática aérea. Serão números seletos para fazer o público se emocionar com a virtuosidade do tecido acrobático, barra fixa, báscula e do trapézio, além das palhaçadas e humor característico do grupo. As apresentações serão dia 26 de novembro, às 15h e 20h. Outro espetáculo que promete marcar a edição é o Manotas Musicais, do Grupo Trampulim, de Minas Gerais. Dia 01 de dezembro, às 15h e 18h, os palhaços Benedita e Sabonete transformam a plateia em uma grande orquestra. Além disso, pela primeira vez, o Santa Maria Sesc Circo traz um espetáculo de mágica: Uma série de surpresas, do paulista Ricardo Malerbi. O espetáculo será dia 29 de novembro, às 10h, 15h e 20h, na Lona do Parque da Gare.

 

Ingressos

Toda programação do Santa Maria Sesc Circo é gratuita. Os ingressos para as atividades devem ser retirados antecipadamente a partir do dia 12 de novembro no Sesc de Santa Maria (Av. Itaimbé, 66), de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábado, das 9h às 12h30. As entradas podem ser adquiridas também pelo site www.sesc-rs.com.br/ingressos.

Mais informações pelo telefone (55) 3223-2288, no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco ou na página do Facebook www.facebook.com/sescsantamaria.

 

Sobre o Santa Maria Sesc Circo

O Santa Maria Sesc Circo preconiza os fazeres circenses contemporâneos, a valorização de talentos locais, bem como a integração com grupos do Estado e do País, valorizando os aspectos sociais, econômicos e culturais que circundam a arte do circo. O evento vem se consolidando como um grande encontro dos fazeres do circo, proporcionando momentos de bate-papo entre artistas e incentivo à produção, e representa a essência do Sesc/RS no sentido da promoção do bem-estar das comunidades com momentos de lazer, cultura e entretenimento.

 

 

5º Sesc Circo Santa Maria

Data: de 26/11 a 01/12
Ingressos: retirada a partir do dia 12/11 no Sesc Santa Maria (Av. Itaimbé, 66)
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 9h às 12h30
Ingressos online: www.sesc-rs.com.br/sesccirco  

Entradas gratuitas