Newsletter

10º Festival Internacional Sesc de Música: alunos são o destaque da segunda semana de apresentações

28 de janeiro de 2020

Recitais, concertos e Festival na Comunidade mostram o resultado de aulas e ensaios dos quase 400 alunos do Brasil e da América Latina

 

Depois de uma semana inteira de aulas e ensaios, chegou a vez de os alunos serem as atrações principais do 10º Festival Internacional Sesc de Música, que acontece em Pelotas até esta sexta-feira (31/01). Apresentações do projeto Festival na Comunidade, recitais no Conservatório de Música da UFPel e concertos no Theatro Guarany permitem ao público conferir a qualidade dos quase 400 alunos selecionados, e o resultado de tantas horas de dedicação diárias.

As principais apresentações serão realizadas na quinta-feira (30/01), às 20h30, quando a Banda Sinfônica Acadêmica sobe ao palco do Theatro Guarany sob a regência do uruguaio Martin Jorge, e na sexta-feira (31/01), às 20h30, quando a Orquestra Sinfônica Acadêmica se une ao Grupo Tholl para o espetáculo de encerramento no Largo do Mercado Público: “É um repertório complexo, bonito e diversificado”, adianta o diretor artístico do Festival, maestro Evandro Matté, sobre os concertos.

Quem compareceu às primeiras grandes apresentações dos alunos – a Banda Sinfônica Acadêmica se apresentou na sexta-feira (24/01) e a Orquestra Sinfônica Acadêmica, no domingo (26/01) – já conseguiu comprovar o alto nível dos alunos. Regida pelo maestro islandês Gudni Emilsson, a Orquestra executou obras de Sibelius, Beethoven e Dvorak, com a participação da soprano japonesa Eiko Senda. Emilsson já regeu importantes orquestras de todos os continentes e atualmente é diretor artístico da Orquestra de Câmara de Tübingen e maestro titular da Filarmônica da Tailândia. Sobre a experiência no Festival, ele afirma que foi empolgante trabalhar com jovens de tantos locais diferentes e garante que a energia e o entusiasmo dos estudantes compensam o pouco tempo de experiência. O aluno peruano Olger Reyes foi o primeiro-violino da Orquestra: “É impressionante o quanto crescemos do primeiro dia de ensaio até a apresentação. Evoluímos muito. É por causa desse tipo de aprendizado que eu voltei ao Festival”, afirma o jovem músico que vem a Pelotas pela terceira vez.  

As apresentações no Theatro Guarany, com uma programação que combina alunos e professores, acontecem sempre às 20h30. Os ingressos gratuitos podem ser retirados previamente na Bilheteria do Theatro (Rua Lobo da Costa, 489), das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Também são disponibilizados 100 ingressos no dia das apresentações, uma hora antes do início, para quem não conseguiu fazer a retirada antecipada. Além disso, caso restem lugares no Theatro, os interessados serão acomodados pela organização do Festival.

Os recitais dos alunos acontecem todos os dias, às 13h, no Conservatório de Música da UFPel. Não é necessário retirar ingressos. Os alunos tocam ainda em diversos locais como igrejas, rodoviária, hospitais, asilos, e no Castelo Simões Lopes Neto. As apresentações não servem apenas para o encantamento do público, mas são uma oportunidade para que os alunos mostrem a sua capacidade de expressão artística. Nesta segunda-feira (27/01), um grupo de alunos de Choro foi ao Presídio de Pelotas. Além de levar um momento de cultura aos presos, a apresentação serviu de inspiração aos jovens músicos, que compuseram uma música para a ocasião. “Ter a oportunidade de tocar aqui nos faz imaginar, criar e conviver. A gente tinha planejado fazer um texto e acabou virando uma música, que se chama Recordar. A letra traz a questão da presença, de entender que as coisas são assim, mas que podemos transformar esse momento” disse a aluna Mariana Stédile.

Tradicional na cidade de Pelotas, o Festival Internacional Sesc de Música chega à sua décima edição se consolidando como parte do calendário do município. O evento reúne alunos que participam de aulas de 24 cursos, sendo 19 de instrumentos, canto lírico, composição, choro, prática de orquestra e prática de banda sinfônica, além de ensaios e apresentações. Ao todo, são 60 apresentações gratuitas para a comunidade. A realização é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Ecosul, Café 35 e Biri Refrigerantes. A programação completa pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/festival.