Cultura

Literatura e muita imaginação: contação de histórias pelas redes sociais é opção de atividade para as crianças

9 de abril de 2020

Sessões ao vivo e gravadas entretêm e despertam sorrisos

 

Com a suspensão das atividades escolares, entreter as crianças em casa não tem sido uma tarefa fácil para os pais. Para mantê-los conectados aos livros, colaboradores do Sesc/RS estão aproveitando as redes sociais para contar histórias para os pequenos. Por meio de vídeos publicados nos perfis do Sesc/RS e das unidades Sesc do Estado, eles conseguem prender a atenção do público, despertar sorrisos e incentivar a imaginação. 

A auxiliar de biblioteca da unidade móvel BiblioSesc de Gravataí, Izadora Fontoura, fez algumas sessões de contação de histórias ao vivo e aprovou o contato com o público. “Eu gosto de interação e achei muito importante fazer as lives para quem já frequentava o BiblioSesc poder assisti-las. Tem muitos nomes conhecidos participando e outros novos, e isso é muito legal porque mostra que, mesmo longe, seguimos perto deles”, explica. Em seu perfil no Instagram (www.instagram.com/izafontooura), ela faz conversas diárias, cada dia com um livro e um convidado diferente, alguns deles colegas de outras unidades Sesc do Estado. Ela também tem deixado algumas dicas de atividades lúdicas para fazer em família, o que resulta em várias interações depois que a transmissão acaba – com fotos, vídeos e sugestões de novas histórias. 

Em Passo Fundo, o auxiliar da biblioteca do Sesc local, Cassio Borges (www.instagram.com/cassio.cultura/), tem feito as sessões gravadas, intercalando os livros com música. Além disso, tem convidado os adultos para compartilhar suas leituras e posta narrações de contos e poesias. “O nosso cérebro e o nosso corpo estão acostumados a produzir. Por isso, nesse momento de isolamento, precisamos mantê-los ativos. Tão importante quanto o exercício físico é o exercício mental, e leitura é um dos melhores”, defende. 

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac entende que este é um período de risco à saúde coletiva e, neste momento, preza ainda mais pelo cuidado e bem-estar da sociedade, clientes e colaboradores. Por isso, estamos tomando as providências possíveis para minimizar a propagação da Covid-19 e não sobrecarregar os serviços de saúde sem necessidade – entre elas, o adiamento ou o cancelamento de eventos que gerem aglomeração e a suspensão das atividades de todas as unidades Sesc/RS e Senac-RS, conforme orientação das autoridades públicas. Para continuarmos próximos das pessoas neste período de isolamento, disponibilizamos o portal www.pertodevc.com.br, onde estão mais de 200 cursos e serviços gratuitos para que todos possam se manter em atividade, tanto as educativas quanto de saúde e bem-estar, sem sair de casa. Mais informações pelos canais de Fale Conosco dos nossos sites, redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn) e demais canais oficiais de comunicação. Acesse www.pertodevc.com.br

 

Onde assistir às contações de histórias

Sesc Gravataí: www.facebook.com/sescgravatai ou www.instagram.com/sescgravatai

Sesc Passo Fundo: www.facebook.com/sescpassofundo ou  www.instagram.com/sescpassofundo 

Sesc Taquara: www.facebook.com/sesctaquara ou www.instagram.com/sesctaquara/

Sesc Erechim: www.facebook.com/sescerechim ou https://www.instagram.com/sescerechim/

Portal Perto de VC: http://pertodevc.com.br/