Newsletter

Mesa Brasil Sesc tem livro de receitas nutritivas e com aproveitamento dos alimentos

20 de abril de 2020

Salgados, doces e sucos que podem ser feitos em casa como novas experiências culinárias 

 

Evitar o desperdício de alimentos é um grande desafio e pode ser uma estratégia para evitar a ida frequente ao supermercado durante o período de pandemia da Covid-19. O Mesa Brasil Sesc, rede de solidariedade que faz a mediação para a doação de alimentos em todo o Brasil, também realiza ações educativas que promovem o aproveitamento integral, a nutrição adequada e a reeducação alimentar. 

O uso de partes não convencionais como folhas e talos pode ser muito nutritivo e saboroso. E para agregar esses ingredientes à mesa dos brasileiros, as nutricionistas do programa no Sesc/RS desenvolveram receitas de pratos salgados, doces e sucos que podem ser feitas em casa como novas experiências culinárias e representar o início de uma mudança de hábitos. O livro de receitas está disponível no link https://tinyurl.com/receitasmesabrasil. Confira abaixo algumas inspirações.  

 

Panqueca de espinafre com queijo

INGREDIENTES

Massa

1 xícara (chá) de talos e folhas

de espinafre, cenoura e beterraba,

cortados e cozidos

1 xícara (chá) de leite

2 ovos

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de manteiga

Recheio

200 g de espinafre

2 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de azeite

4 fatias de muçarela

Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador até que se forme uma mistura homogênea. Em uma frigideira, coloque um fio curto de óleo e espalhe com ajuda de um papel-toalha. Coloque uma concha da massa e vire a frigideira cuidadosamente, espalhando a massa por igual no fundo. Deixe dourar dos dois lados.

Recheio: Doure o alho picado no azeite e em seguida adicione o espinafre, temperando com sal e pimenta-do-reino. Adicione o queijo e misture até que ele derreta completamente. Coloque um pouco do recheio no centro da massa de cada panqueca e enrole cuidadosamente.

 

Cuca de casca de banana

INGREDIENTES

4 xícaras (chá) de casca de banana

2 ovos

2 xícaras (chá) de leite integral

2 colheres (sopa) de manteiga

3 xícaras (chá) de açúcar refinado

3 xícaras (chá) de farinha de rosca

1 colher (sopa) de fermento em pó

1/2 xícara (chá) de uva-passa

ou frutas cozidas e picadas

Farofa

1 colher (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de açúcar refinado

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de canela em pó

1/2 banana esmagada

MODO DE PREPARO

Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a manteiga, o açúcar e as cascas das bananas. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca e as uvas-passas. Mexa bem. Acrescente as claras em neve e o fermento. Coloque a massa em uma forma untada e, por cima, a farofa. Leve ao forno preaquecido a 180° e asse por 40 minutos.

Para continuarmos próximos das pessoas neste período de isolamento, disponibilizamos o portal www.pertodevc.com.br, onde estão mais de 200 cursos e serviços gratuitos para que todos possam se manter em atividade, tanto as educativas quanto de saúde e bem-estar, sem sair de casa. Mais informações pelos canais de Fale Conosco dos nossos sites, redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn) e demais canais oficiais de comunicação. Acesse www.pertodevc.com.br.