Como recuperar o pique dos negócios pós-pandemia?

28 de abril de 2020

Docente do Senac Carazinho dá dicas observando o comportamento de compra do consumidor

O mundo está passando por um momento que ainda não há ideia de como será o cenário de vida pós-pandemia. A única coisa que se pode afirmar é que nada será como antes, pois as crises criam grandes transformações e descobertas de novas oportunidades. Os mercados vão mudar, juntamente com as necessidades, os negócios, os clientes e o comportamento de compra do consumidor.

Segundo a docente do Senac Carazinho, Camila Matheus Camejo, é diante dessas mudanças que as empresas precisam se reinventar, implantar mudanças em seus processos, reorganizar e usar da criatividade para trazer soluções para o seu segmento. “Para conseguir criar soluções novas a seu negócio, primeiramente você precisa analisar qual o novo comportamento de consumo dos meus clientes e se questionar quais as necessidades desses consumidores que você deve atender. Pergunte sobre as preferências do seu cliente na atualidade, o que influencia e quem está influenciando o seu consumidor nas decisões de compra, quais as novas tendências do online e quais as motivações que movem as compras de seu público”, diz a docente.

A partir desses questionamentos, Camila elaborou algumas dicas que podem ajudar a criar soluções criativas adaptadas ao segmento e as necessidades dos clientes. Confira:

On-line: O online será regra. Se antes da pandemia a sua empresa não utilizava o virtual, prepare-se para adaptar em seu negócio. Se anteriormente você não utilizava esse canal como meio e forma de comunicação da sua marca com seus clientes a partir de agora será esse a nova forma de comunicar e manter relacionamento com seus clientes. As redes sociais nas mais variadas plataformas serão uma forma de anunciar, comunicar, manter relacionamento e impulsionar as vendas da sua empresa.
Experiência de compra mesmo através do on-line: Mesmo não estando presente fisicamente para que o consumidor possa sentir a experiência de estar em seu estabelecimento, é necessário imprimir virtualmente a identidade da sua empresa e proporcionar a ele experiência de compra impecável mesmo em pequenas ações: como um simples recadinho da sua empresa junto com a entrega, um kit de produtos pensado especialmente ao perfil do cliente e entregue em casa, um atendimento personalizado e mais humanizado possível… Ações como essas além de fidelizar a clientela, faz com que ela se sinta mais próxima, pertencente a empresa. Compreendido e satisfeito, o consumidor sempre vai em busca de empreendimentos autênticos com identidade própria e que realmente compreendam a sua necessidade.

Facilitar a entrega e a compra dos clientes: O novo consumidor exigirá maior facilidade de compra. Se antes da pandemia você não vendia através do e-commerce, seu negócio precisará se adaptar a esse novo comportamento de compra. O consumidor estará em busca de conveniência para comprar e você também deverá implantar sistema de entregas, seja por delivery ou aplicativos. A escolha da forma de entrega virá conforme o seu segmento. Lembre-se: conveniência agrega valor ao seu produto.

“Acompanhe o comportamento de seu público, lembre-se que ele se modifica mediante as mudanças, sejam elas sociais, econômicas ou tecnológicas. Estar atento no atual momento as necessidades do consumidor é reinventar e reconfigurar o processo do seu negócio algo que se torna importantíssimo para a recuperação e aceleração do seu empreendimento”, diz Camila.