Newsletter

Sesc/RS entrega 215 máscaras de tecido produzidas por voluntários a aldeias indígenas de Porto Alegre

22 de maio de 2020

Cinco comunidades da Zona Sul da Capital receberam também meia tonelada de alimentos

Um mutirão de solidariedade formada por três programas do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, em Porto Alegre, levou alimentos e máscaras de tecido a cinco comunidades indígenas da zona sul da Capital na manhã desta quinta-feira (21/05). Foram entregues nas aldeias Pé de Deus, Cipó Imbé, Flor de Palmeira, Vã-Ká e Pequena Mata/ Mata Sagrada, 215 máscaras confeccionadas por voluntários e meia tonelada de rúcula e abóbora, que beneficiaram 62 famílias das regiões do Lami, Tristeza e Belém Novo.

As entregas foram realizadas pelas assistentes sociais Michele Corrêa, responsável pelo Programa Envolva-se, e Leila Anastácio, que coordena o Programa Sesc de Voluntariado no Sesc Comunidade. Durante as visitas, elas deram orientações sobre o uso correto da máscara, enquanto a equipe do Mesa Brasil fez a entrega dos alimentos. “Pela questão do difícil acesso e por não poderem sair de suas aldeias para exercer sua principal fonte de renda, que é o artesanato, entendemos que essas comunidades precisam ainda mais do nosso cuidado neste momento”, afirma Leila.

O cacique da aldeia Pequena Mata, Maurício Messa de Oliveira, agradeceu as doações e explicou por que elas são ainda mais necessárias agora: “Antes da epidemia, a gente vivia com a renda do artesanato. Agora, não temos como sair para vender o nosso trabalho. Então é muito importante que doem alimentos para preservarmos nossa vida até que passe essa doença. Esperamos que seja logo, para que a gente possa voltar a trabalhar”. Responsável pela aldeia Cipó Imbé, o cacique Eder Castoldi reforça a necessidade de auxílio a essas comunidades durante a pandemia: “Agradeço à equipe do Sesc por olhar a questão indígena. A gente já vem sofrendo antes do vírus e, com a chegada da pandemia, as comunidades indígenas acabam sendo mais afetadas”.

Os equipamentos de proteção foram produzidos por meio do programa Amor em Forma de Máscara, que tem como objetivo produzir 5 mil máscaras para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social a se protegerem da Covid-19. Enquanto integrantes do programa Envolva-se contribuem com materiais como tecido, elástico e linha, participantes do Voluntariado produzem as máscaras e a equipe do Mesa Brasil faz a entrega para as entidades. O resultado dessa corrente já beneficiou cerca de 500 pessoas em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.