Notícias

Sindilojas Gravataí, Senac e Prefeitura atuam em ação conjunta para combater o COVID-19

22 de maio de 2020

O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, juntamente com o diretor do Senac, Gidião Monteiro, se reuniram com o prefeito Marco Alba, na tarde desta quarta-feira (20), para apresentar o projeto educativo que visa orientar os comerciantes e esclarecer dúvidas quanto às medidas preventivas em combate ao coronavírus. Segundo o presidente do Sindilojas, José Rosa, esta ação visa fortalecer e colaborar de forma educativa as estratégias que reduzem o contágio do Covid-19. “Esta é uma parceria importante para o comércio que precisa estar funcionando de forma consciente, com respeito às medidas preventivas, como o uso de máscaras, o respeito ao número de clientes dentro dos estabelecimentos, o distanciamento interpessoal e a oferta de álcool em gel”, alertou.

A ação, que já está em prática, por alunos e professores do curso Técnico em Enfermagem visa os estabelecimentos comerciais a fim de orientar a população sobre a importância da prevenção contra o coronavírus. Participaram da reunião, o coordenador e professor do curso Técnico de Enfermagem, Edison Thomas Spies, coordenador geral do Comitê de Solidariedade ao Enfrentamento do Coronavírus e secretário de Governança, Luis Zaffalon, e o coordenador executivo do Comitê e secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Lopes, receberam representantes do Senac e do Sindilojas.

O prefeito Marco Alba falou sobre a importância da participação da equipe do Senac e o quanto será positivo o trabalho conjunto dos Coletes Verdes e dos alunos e professores da instituição. “Junto com o coronel Flávio Lopes, iremos alinhar essa ideia e colocá-la em prática. É bom termos uma equipe com conhecimento técnico na rua. Os coletes fazem um trabalho de orientação e acolhimento, mas uma informação de cunho mais acadêmico é importante”, disse.

Zaffalon destacou a necessidade de parcerias como essa e como elas são benéficas para o município. “Uma instituição de ensino doar o seu conhecimento é extremamente importante. Todas as doações que recebemos são muito necessárias, inclusive a do conhecimento. O projeto do Senac traz benefícios para a população e soma ao nosso projeto dos Coletes Verdes”, afirmou.

O diretor do Senac argumenta que que com o conhecimento técnico, as equipes fazem um serviço de informação sobre dicas de higiene, utilização da máscara e demais orientações sobre o vírus. “Acredito que juntos estaremos intensificando estas ações no sentido de colaborar com a redução da velocidade do contágio do Covid-19”.

Coordenador executivo do Comitê, o coronel Flávio Lopes está à frente dos Coletes Verdes e se prepara para trabalhar ao lado das equipes do Senac. “Vamos marcar uma conversa com o Coordenador de Saúde do Senac Gravataí, Edison Spies, e decidir como fazer esse serviço ocorrer em sintonia. Nossa equipe de forma acolhedora e orientativa e os professores e alunos do Senac doando o seu conhecimento técnico”.

Também participou da reunião o presidente do Sindilojas, José Rosa. Representando os lojistas da cidade, ele falou sobre o serviço dos Coletes Verdes, a importância da parceria com o Senac e a necessidade de manter os serviços funcionando, desde que respeitem as medidas preventivas. Por exemplo, o uso de máscaras, o respeito ao número de clientes dentro dos estabelecimentos, o distanciamento interpessoal e a oferta de álcool em gel.