Lojas de Santa Maria também poderão funcionar no dia 11 de junho

4 de junho de 2020

O feriado de Corpus Christi, no próximo dia 11 de junho, poderá ser de portas abertas no comércio de Santa Maria. O Sindilojas Região Centro e o Sindicato dos Comerciários chegaram a um acordo para o funcionamento de lojas com mão de obra contratada. A data é importante em função do Dia dos Namorados, comemorado no dia seguinte, em 12 de junho.

As regras são as mesmas estabelecidas no último feriado de portas abertas, em 17 de maio, aniversário da cidade: o valor de R$ 80,00 de prêmio, além de folga equivalente no prazo de trinta dias, ou ainda a opção de pagamento em dobro da hora trabalhada, sem concessão de folga. Fica estabelecido também que o pagamento mínimo dessa opção é de R$ 120,00.

Conforme acordado na Convenção Coletiva de Trabalho, as lojas que optarem em abrir devem protocolar a lista dos funcionários escalados junto ao sindicato laboral. A lista pode ser enviada por email para secsmfinanceiro1@gmail.com. O Sindilojas pede para que os lojistas enviem também para a entidade patronal através do endereço gerencia@sindilojas-sm.com.br.

O horário de funcionamento é o mesmo determinado em decreto municipal, sendo das 9h às 18h para lojas de rua e das 11h às 20h para lojas de shoppings e centros comerciais fechados. A fim de proteger os direitos de empregadores e empregados do comércio de Santa Maria, a Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020 foi prorrogada até a data de 31 de agosto deste ano.