Fecomércio-RS segue atuando fortemente para minimizar os impactos do coronavírus na economia gaúcha

5 de junho de 2020

Desde que foi estabelecido o distanciamento social para controlar a propagação do novo coronavírus, a Fecomércio-RS vem atuando fortemente para minimizar os impactos da doença na economia. Pensando em ajudar os empresários do comércio de bens e de serviços, a entidade tem trabalhado ações institucionais em prol do setor terciário gaúcho. Entre elas, está a articulação direta com o Governo do Estado, onde os principais esforços estão sendo concentrados, com o envio de manifestos e ofícios embasados tecnicamente. O pleito mais latente da Federação é a suspensão do ICMS para todas as empresas e a flexibilização dos planos tributários. Uma das conquistas foi a prorrogação do recolhimento do ICMS para micro e pequenas empresas.

As equipes técnicas da Federação também têm desenvolvido diversas cartilhas, análises e documentos com informações sobre como mitigar os impactos econômicos gerados por essa pandemia. Soluções que podem auxiliar o setor, durante e depois da crise, estão sendo trazidas nas lives da Federação no Facebook, YouTube e Instagram. O podcast da Fecomércio-RS, chamado “Faz a Conta”, também é outro aliado na divulgação de informações valiosas para os empresários entenderem o impacto da pandemia nos negócios e como eles podem voltar a trabalhar dentro do modelo de distanciamento controlado do estado.

Esses e diversos outros conteúdos também estão no portal Perto de Vc, um site com mais de 200 serviços gratuitos direcionados à população. Para facilitar a tomada de decisões das empresas com base nas liberações e restrições de cada cidade, a Fecomércio-RS também lançou um site que retrata a situação dos principais municípios do estado, com base nos decretos publicados. Saiba mais: fecomercio-rs.org.br/decretos.

No site da Federação, a seção “Covid 19 – Ações pelas empresas” é dedicada inteiramente a todo o trabalho realizado pela entidade nesse momento de crise. Acesse e confira: fecomercio-rs.org.br.