Newsletter

Programa Mesa Brasil Sesc/RS é o vencedor nacional do Energy Globe Award 2020

2 de julho de 2020

Prêmio ambiental reconhecido mundialmente recebeu inscrições de mais de 2,5 mil projetos de 187 países

O Programa Mesa Brasil Sesc/RS foi reconhecido com o Energy Globe Award pela sua atuação em prol das pessoas e da sustentabilidade, evitando o desperdício de alimentos e diminuindo as carências nutricionais da população. Pelo segundo ano consecutivo, a unidade Sesc Comunidade, localizada em Porto Alegre, foi eleita pelo júri a vencedora nacional do prêmio ambiental mais importante do mundo, que recebeu a inscrição de mais de 2,5 mil projetos de 187 países.

Em 2019, o Sesc Comunidade recebeu a distinção pela primeira vez, com o programa Envolva-se, por gerar renda para pessoas vulneráveis ao mesmo tempo em que trabalha a sustentabilidade. “Esse reconhecimento é muito importante, por três motivos: reflete a excelência que o trabalho social do Sesc tem e motiva as nossas equipes a seguirem nesse caminho em busca da qualidade; Fortalece a credibilidade com a nossa rede de doadores e instituições sociais, que constituem a razão da nossa existência; e Dissemina a nível mundial essas práticas do Sesc, como forma de inspirar iniciativas em prol das comunidades em, todo o planeta”, explica o gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Danilo Schmitz.

Só neste período de pandemia, o Programa Mesa Brasil Sesc intensificando suas ações já distribuiu 695 toneladas de alimentos, que garantiram um complemento nas refeições para cerca de 68 mil pessoas. Além disso, o Sesc Comunidade desenvolveu desde o mês de abril 37 ações educativas de forma virtual, sobre temas ligados a alimentação, cidadania, voluntariado e geração de renda, chegando a mais de 108 mil visualizações.

Projeto premiado neste ano, o Mesa Brasil Sesc atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul, sendo realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Com estrutura própria e ajuda de parceiros, o programa distribui doações de alimentos e produtos de higiene feitas por empresas e pela comunidade a entidades sociais cadastradas e monitoradas. O trabalho também envolve a realização de ações educativas para auxiliar na administração e nas práticas de segurança alimentar das entidades, organização de campanhas de arrecadação e atividades de promoção da alimentação saudável e sustentável.

Criado em 1999 por Wolfgang Neumann, pioneiro da área de energia na Áustria, o Energy Globe Award destaca projetos sustentáveis de sucesso, com o objetivo de atrair a atenção global para soluções ambientais aplicáveis em todos os lugares e iniciativas que estimulem a conscientização nessas áreas. Além do reconhecimento nacional, é realizada uma premiação global, que escolhe as melhores iniciativas nas categorias Terra, Fogo, Água, Ar e Juventude.

Sobre o Sesc/RS – Com mais de sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 70 Unidades. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.