Dia do Comerciante

15 de julho de 2020

Divulgação Senac-RS

Docente do Senac Taquara ensina método de como progredir nos negócios durante a pandemia

Anualmente, no dia 16 de julho, o brasileiro comemora o Dia do Comerciante. Uma das profissões mais antigas que existe e, da qual todos necessitam. Para o comerciante, o que mais importa é a qualidade do produto que oferta, conseguir manter seus clientes e também conseguir novos. O docente do Senac Taquara, Kleber Cortez, ensina um método para o seu negócio ser a melhor opção para seus clientes e, de quebra, atrair novos interessados em seus produtos e serviços.

“Normalmente, imaginamos que as soluções são muito difíceis, mas se pensarmos melhor, estamos bem próximos das opções que realmente podem atender com eficiência os nossos negócios e projetos”, diz Kleber. Confira os três passos:

1.Inicie uma competição entre clientes e contatos de sua preferência para todos indicarem produtos e serviços que podem ajudar as pessoas nesta pandemia, seja para atender algumas demandas ou problemas;

2.Em continuidade, peça para cada um listar possíveis soluções e ideias que podem ajudar ainda mais;

3.Por último, cruze estas informações. Veja como elas se relacionam para ampliar a utilidade de seus produtos e serviços, confirmando ainda como você tem pessoas incrível em quem pode contar!
Com isso, identifique uma premiação adequada e inove em sua empresa, mantendo estas pessoas incríveis que você descobriu mais próximas de você para criar novas oportunidades. O método para premiar o cliente pode ser escolhido pelo empresário, na qual ele deve confirmar sua disponibilidade e o que os clientes poderiam gostar. Uma ideia é de presentear o vencedor com produtos e serviços, devido a sua colaboração e participação.

Esta competição não terá o foco da ação, mas sim a movimentação de seus contatos para desenvolver ideias para evoluir o negócio. É extremamente importante aproveitar percepções externas. “Este processo de gamificação, com jogos e interação com clientes, abre oportunidade para os próprios clientes indicarem o negócio, assim como outras pessoas virem por causa de uma iniciativa diferenciada e interessante”, explica o docente.

Existem outras formas de manter clientes. Uma delas, é o próprio atendimento eficiente (na qualidade e preço). Porém, jogo ou competição é uma forma de gerar um engajamento maior dos clientes, especialmente descobrindo aqueles que defendem e se importam com a empresa, seus produtos e serviços. Confirmar isto, permitirá investir cada vez mais na direção certa para manter e crescer.

bjs,