Notícias

Live do Sindilojas Caxias do Sul falou sobre novo comportamento de consumo

22 de julho de 2020

“O novo comportamento de consumo: temporário ou permanente?” foi o tema da live do Sindilojas Caxias do Sul com a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo. Ela iniciou a conversa lembrando que diferente das lojas físicas que tem horário para abrir e para fechar, o digital está sempre aberto. “O consumidor no digital tem ainda mais pressa porque ele acredita que o atendimento precisa ser instantâneo”, ressaltou.

Patrícia destacou também que a realidade econômica das pessoas agora é outra porque muitos perderam o emprego e a sua renda, o que fez com que adotassem uma posição muito mais cautelosa porque há muita incerteza sobre o que vai acontecer: “O diferencial é que o consumidor está com receio de se contaminar, o que significa que quando ele busca o comércio ele está querendo comprar com segurança. Ele não vai passear, ele vai já certo do que ele quer”, informou. Para ela, esse cenário torna mais difícil vender porque muitas lojas viram suas portas fechadas. Patrícia falou sobre o “novo normal” e disse que já estamos vivendo o pós-pandemia, uma crise que se prolonga desde março, permitindo adaptações o que leva a questionar hábitos. Assim, as prioridades mudaram. “Se o que você tem a oferecer, não é mais prioridade para as pessoas, é preciso se reinventar”, aconselhou.

O consumo seguro em detrimento do preço, a disposição por consumir novas marcas e conhecer lojas que não frequentavam são oportunidades desse novo momento. Ela também destacou que o comércio local passa a ser valorizado pela proximidade com o consumidor. Os pequenos negócios precisam se adaptar para sobreviver e continuar a ter receita, minimizando perdas, negociando e reduzindo custos, repensando o tamanho do estabelecimento e o posicionamento nas redes sociais: “Muita gente acha que entrar no mundo digital é fácil, mas não é. Na verdade, exige um esforço gigantesco de Marketing”, lembrou.

Sobre a oportunidade de fazer parte do mundo digital, a gerente executiva do Sindilojas, Lisandra De Bona, destacou a criação da plataforma de e-commerce Sindi Store como oportunidade para o comércio local, uma alternativa gratuita para os associados. A economista parabenizou a iniciativa e afirmou que as compras acontecem via plataformas digitais, e essa presença digital é essencial para o comércio. A live permanece disponível no instagram @sindilojascaxias pelo IGTV.