Notícias

Bento Gonçalves adota plataforma para empresas monitorarem a Covid-19 na cidade

7 de agosto de 2020

Com o anúncio da Bandeira Intermediária para Bento Gonçalves, permitindo que o comércio abra as portas num modelo entre as Bandeiras Vermelha e Laranja, a Smart Tracking se torna ainda mais importante como aliada ao monitoramento da Covid-19 na cidade. A ferramenta foi lançada pela Prefeitura, juntamente com o Observatório Turístico, com o propósito de auxiliar na contenção da propagação do vírus, ainda no período de incubação da doença.

O Sindilojas Regional Bento apoia a iniciativa e trabalha na conscientização de seus associados para que as empresas se cadastrem na plataforma. “Estamos atuando em diversas frentes e vamos seguir ativos. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance no enfrentamento ao coronavírus e esta medida da prefeitura é mais uma ação que demonstra como Bento Gonçalves é diferenciada e vem lutando com toda sua força para combater este vírus que, além de subtrair vidas vem desafiando empresas”, destaca o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio.

Simples e sem custo, o Smart Tracking pode ser utilizado por todo estabelecimento comercial, ajudando a rastrear o vírus, combatendo-o ainda no período de incubação. O cadastro deve ser feito pelo link https://bento.tur.br/qrcode/. Com a ferramenta é possível rastrear as pessoas, sem violar a liberdade individual. O sistema é adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não identificando os usuários. O acesso ao bando de dados gerado é exclusivo às autoridades da saúde.

O uso não é obrigatório, mas o Sindilojas está recomendando a todos os associados que façam o cadastro. Da mesma forma, a entidade também tem ocupado seus canais para conscientizar a comunidade a fazer o check-in. O mapeamento leva em conta estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços, restaurantes, ônibus e supermercados. A informação serve para alertar as autoridades sanitárias e os próprios donos dos empreendimentos sobre a ocorrência de pessoa contaminada, medida considerada importante para tomada de ações de prevenção. Outras pessoas que tenham passado pelos mesmos ambientes no dia e horário do paciente testado positivo também serão avisadas. 

Como funciona

1 – O estabelecimento comercial realiza o cadastro na plataforma, imprime o QR Code gerado, deixando-o à vista do cliente. Link: https://bento.tur.br/qrcode/

2 – O cliente lê o QR Code acionando a câmera do smartphone, realiza o primeiro cadastro e depois apenas faz o check-in nos estabelecimentos por onde passar.

3 – Autoridades de Saúde realizam o rastreio de locais e pessoas com quem os pacientes testados positivo para Covid-19 tiveram contato até os 15 dias anteriores ao diagnóstico da doença.

4 – Estabelecimentos e usuários cadastrados recebem o aviso por e-mail ou SMS caso tenham sido identificados no rastreio.