Notícias

Sesc Canoas promove debate sobre desenvolvimento com representantes da Unesco, dos cenários cultural e socioeconômico

17 de agosto de 2020

O Sesc Canoas reunirá representantes da Unesco, do poder público, da cena do Hip Hop, do meio acadêmico e da mídia para debater o papel da cultura no novo cenário socioeconômico. O encontro será realizado virtualmente na próxima terça-feira, dia 18 de agosto, às 19h, é aberto ao público e faz parte do painel Diálogos Culturais Emergentes. O debate contará com a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, e do membro do Comitê Gaúcho Impulsor do HeForShe (Eles Por Elas) da ONU Mulheres Rafa Rafuagi. Participam da troca de ideias o jornalista e professor da PUCRS Juremir Machado da Silva, a professora da Universidade LaSalle Tatiana Maia, e Henrique Veber, poeta, escritor, professor, produtor cultural e editor da revista Entreverbo.

Proposto pelo grupo de trabalho integrado pelo Sesc Canoas, Universidade LaSalle e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas (CMPCC), o encontro irá discutir o papel da cultura como diretriz transversal nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. A atividade será transmitida ao vivo pela página do Sesc Canoas no Facebook (www.facebook.com/sesccanoas) e pelo canal no YouTube da Universidade La Salle (https://www.youtube.com/c/UniversidadeLaSalle). 

Essa é a segunda edição do evento Diálogos Culturais Emergentes, que tem como objetivo promover reflexões sobre o novo cenário socioeconômico do setor e construir estratégias para o futuro a partir das novas formas de consumo. O grupo, formado voluntariamente, tem o intuito de capacitar os agentes culturais locais e instrumentalizar a comunidade artístico-cultural e o Poder Público de Canoas para construir, coletivamente, uma estratégia para sistematizar dados e produzir indicadores da cultura no município.

Sobre a Agenda 2030 – O trabalho mundial baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e nas 169 metas demonstram a escala e a ambição desta nova agenda universal. Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Entre os objetivos é até 2030 elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais. Além disso, a meta é fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo. Para conferir na íntegra este trabalho que fala do respeito universal dos direitos humanos e da dignidade humana, mais informações podem ser obtidas pelo site https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030.  

Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

 

Diálogos Culturais Emergentes – Canoas

 

Data: 18/08 (terça-feira)

Horário: das 19h às 20h30

 

Como assistir: Facebook do Sesc Canoas (www.facebook.com/sesccanoas) ou no Youtube da Universidade La Salle (https://www.youtube.com/c/UniversidadeLaSalle)

 

Inscrições gratuitas em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdASd5icIQXLkUcuDm03TSRjdOfieum7srs2HRUbDtG3w40SA/viewform

 

Ou

 

http://bit.ly/33mxEZd

 

Painelistas:

Isabel de Paula – Unesco/Brasil

Rafa Rafuagi – Comitê Gaúcho Impulsor do HeForShe (Eles Por Elas) da ONU Mulheres

 

Entrevistadores:

Juremir Machado da Silva – PUCRS / Correio do Povo / Rádio Guaíba

Tatiana Maia – Universidade LaSalle

Henrique Veber – Comunidade Cultural de Canoas

 

Realização:

Sesc Canoas

Universidade LaSalle

Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas