Newsletter

Senac Gramado participa do 12º Festival de Cultura e Gastronomia

21 de agosto de 2020

Divulgação Senac-RS

Oficinas, lives com experts em culinária e Concurso Melhor Chef acontecerão na escola e terão transmissão on-line

O Senac Gramado está preparando a escola para ser importante palco do 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, promovido pela Prefeitura Municipal e que este ano será realizado de 1º a 12 de outubro. Somado à programação que envolverá cerca de 30 restaurantes da cidade e as 40 apresentações culturais, esta edição do Festival contará com as prestigiadas oficinas gastronômicas da “Cozinha Experimental” em versão 100% digital e ambientadas nas dependências do Senac Gramado.

As oficinas serão gravadas na cozinha do Senac Gramado, parceiro do festival, e disponibilizadas gratuitamente, de forma gradativa, antecedendo a realização do festival nas plataformas digitais do evento como Youtube, Facebook e Instagram. Os conteúdos vão abordar práticas de etiqueta, degustação de vinhos e cervejas, receitas da gastronomia da cidade, história dos restaurantes participantes e curiosidades dos produtores locais. Além disso, três chefs do Senac-RS vão preparar receitas que serão disponibilizadas em lives para o público.

O reconhecido chef e professor da Faculdade Senac Porto Alegre, Mamadou Sène, vai mostrar como fazer compotas de figo e doce de abóbora com crème de açafrão e cream cheese e truta recheada com presunto de parma ao molho de champignon. Já o chef Endrigo Sedrez, do Senac Gramado, vai preparar o tradicional pão colonial recheado com salame e copa lombo, além de uma reinvenção do bolinho de batata recheado com costelinha de porco defumado, feijão à moda portuguesa. Para apresentar a cozinha de vanguarda com produtos de Gramado, Sedrez vai dar o passo a passo de um risoto de cogumelos. A chef Larissa Marques, também do Senac Gramado, irá mostrar o sabor da massa fresca recheada com um tortei com abóbora, canela e ovo caipira e o sabor do sul com o típico carreteiro defumado. A expert também vai preparar canapé de pão de milho com geleia e a clássica torta de maçã , a Tarte Tatin.

Concurso Melhor Chef

O clássico “Concurso Melhor Chef”, que objetiva incentivar os profissionais da culinária regional, também será realizado na escola Senac Gramado e terá todas as suas etapas transmitidas em lives para que a competição seja segura e de acordo com as medidas de prevenção à Covid-19. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 25 de agosto pelo e-mail senacgramado@senacrs.com.br.

Exclusivo para os cozinheiros da Região das Hortênsias, o concurso este ano terá como tema “Do produtor à mesa: valorizando a economia local”, alinhado à proposta da 12ª edição. Os participantes terão que criar uma receita e preparar um prato com um item produzido pelas famílias da agroindústria do entorno.

De acordo com o regulamento do concurso, que pode ser solicitado ao Senac Gramado, o chef precisa residir na Região das Hortênsias (Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Caxias do Sul) e ser maior de idade. Os participantes deverão encaminhar o link de um vídeo publicado nas suas redes sociais (Youtube, Facebook ou Instagram), de no máximo 30 minutos, explicando ou preparando sua receita dentro do tema proposto e informando qual produtor e produto da lista oficial escolheu. Para mais informações e para obter o regulamento ligue para o Senac Gramado nos telefones (54) 32864445 e (54) 32860857 ou pelo WhatsApp 54 98406-0785.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Gramado por meio da Gramadotur, com correalização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Região das Hortênsias, o 12º FCGG acontecerá com todos os procedimentos de saúde e segurança recomendados pelos órgãos e vigilância sanitária. As medidas de distanciamento e higiene estarão de acordo com as orientações já aplicadas nos restaurantes associados da Abrasel.