Newsletter

Inclusão: Espetáculo do Arte Sesc – Em Casa com Você leva cultura a pessoas com deficiência

26 de agosto de 2020

Companhia Trivoli apresenta o Circo Varieté com audiodescrição e tradução em Libras

Com a missão de tornar a arte acessível para todos, a Companhia Trivoli apresenta o Circo Varieté, um espetáculo cênico-musical que aborda o respeito às diferenças e a busca da alegria no viver. Gravado no palco do Teatro do Sesc Canoas e lançado na última sexta-feira, 21 de agosto, no canal do Youtube do Sesc/RS, a apresentação está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=ctKn7Z4Fuak como parte da programação do Arte Sesc – Em Casa com Você. Realizado por artistas com deficiências, a peça conta com audiodescrição e tradução em Libras.

Dirigida e apresentada por Renata Flores, a história retrata o cotidiano de um circo, tendo como tema central a presença do palhaço muitas vezes a contragosto. Com música, dança, canto e acrobacias, o espetáculo reflete o verdadeiro significado da solidariedade ao comparar o palhaço com o deficiente, por vezes isolado por suas diferenças. A Companhia Trivoli é o grupo profissional de arte inclusiva da Associação Legato, uma ONG que atende semanalmente cerca de 145 jovens, crianças e adultos no programa Atendimento Educacional Especializado no município de Canoas. Criada em 2016, a companhia trabalha diretamente com a acessibilidade ao artista deficiente e à arte inclusiva, e é formada por crianças, jovens e adultos de Canoas, Porto Alegre e Região Metropolitana.

O elenco é formado pela atriz e bailarina Consuelo Vallandro Barbo, o violinista Arthur Santos, a violoncelista e cantora Dulce Jose Maza Martinez, o acordeonista e pianista André Vicente da Silva, o baterista Geraldo Dutra da Rosa, o acrobata e músico Kaleb Weber Zdruicoski, além da atriz e bailarina Luísa Santiago Nicolao.

O Arte Sesc – Em Casa com Você tem como objetivo oferecer uma programação plural para o público e incentivar a classe artística neste período de distanciamento social. O projeto do Sistema Fecomércio-RS/Sesc reúne as mais diversas linguagens: são apresentações, workshops, oficinas e bate-papos que contemplam teatro, circo, dança, cinema, artes visuais, literatura e música. A programação completa pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/cultura/artesescemcasa/programacao

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.