Newsletter

Ação de voluntariado contribui para aumentar estoques de sangue do Hemocentro

8 de setembro de 2020

Campanha do Programa Sesc de Voluntariado aconteceu no dia 28 de agosto

Cerca de 40 pessoas atenderam ao chamado do Programa Sesc de Voluntariado em Santa Maria e realizaram uma doação de sangue no dia 28 de agosto no Hemocentro da cidade. Quem se dispôs a realizar este ato de solidariedade ganhou uma lembrança confeccionada pela voluntária Elisa Vieira. A atividade foi uma das ações realizadas para comemorar o Dia do Voluntariado e teve o objetivo de contribuir para aumentar o estoque de sangue, que caiu em função da pandemia.

As doações continuam sendo bem-vindas. Quem tiver interesse, deve fazer agendamento pelos telefones (55) 3221-5192 ou (55) 3221-5192. O Hemocentro de Santa Maria funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, e sempre no terceiro sábado do mês, das 8h às 12h. Neste período de pandemia, não podem doar sangue pessoas que estiveram em viagem recente (inferior a 30 dias) ao Exterior ou a outros estados do país, pessoas que estejam com qualquer sintoma de gripe, resfriado ou sintomas de Covid-19 e aqueles que estiveram ou estejam em contato com pessoas com sintomas do coronavírus.

Quem busca outras formas de contribuir para melhorar a vida das pessoas, pode participar do Curso On-line de Preparação para o Voluntariado, recém lançado pelo Sesc/RS. No mês de setembro, estão previstas turmas nos dias 23 e 24, ministradas por assistentes sociais de Santa Maria, e 29 e 30, ministradas por assistentes sociais de Porto Alegre e Rio Grande. Registros de interesse podem ser feitos pelo site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/voluntariado por R$ 10 para quem tiver o Cartão Sesc/Senac nas categorias Comércio e Serviços ou Empresários ou para idosos e R$ 20 para o público em geral.

Em um ambiente totalmente virtual, as aulas contemplam conteúdos como Conceito e História do Voluntariado, Princípios do Voluntariado, Direito e Responsabilidades do Voluntário e Formas para Realizar Voluntariado. Durante o curso, os participantes serão encaminhados para ações remotas de ajuda ao próximo e, depois do curso, estarão aptos a participar de iniciativas do Programa Sesc de Voluntariado nas cidades de origem das capacitações.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.