Notícias

Como está a qualidade do seu sono? Veja dicas do Sesc com bons lanches noturnos

29 de setembro de 2020

Proteínas e gorduras boas devem fazer parte da ceia, orienta a nutricionista Juliette Carvalho da Silva

Se a hora de dormir se aproxima e a sensação de fome se manifesta, ainda é possível fazer uma refeição leve que não afeta a qualidade do sono, explica a nutricionista Juliette Carvalho da Silva, do Sesc Lajeado. A profissional traz algumas orientações para guiar a escolha do cardápio da ceia. Entre as dicas, estão dar preferência a alimentos que promovam a saciedade, comer mais proteína e até mesmo focar em boas fontes de gordura. 

De acordo com Juliette, o consumo de proteína é importante tanto para quem quer emagrecer quanto para quem quer manter o peso. As proteínas favorecem a proteção da massa magra e promovem o aumento da saciedade, evitando que a pessoa consuma grandes porções ou que volte a sentir fome logo após a refeição. 

A gordura, frequentemente vista como uma vilã, pode ser uma aliada da alimentação. No entanto, é importante observar a diferença entre a gordura ruim, que deve ser evitada, como aquela contida em alimentos processados e frituras, e a gordura boa, presente em nozes, castanhas, iogurtes naturais e no abacate, boas opções para o lanche noturno. 

“Outra tática para enganar o cérebro é beber mais líquidos, como água e chás com efeito calmante, como camomila e erva-doce, que são bem-vindos à noite”, explica a nutricionista. 

 

Confira algumas sugestões de cardápio para a ceia:

– Pedaços de abacate com iogurte natural e chia;

– Porção de frutas (maçã verde, mamão, morango e melancia);

– Leite quente com canela;

– Nozes, castanha do Pará;

– Frutas secas;

– Iogurte natural com geleia 100% (sem adição de açúcar) e castanhas.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.