Sesc

Rede de parcerias para combater a fome e o desperdício em Porto Alegre contará com a participação do Mesa Brasil Sesc

7 de outubro de 2020

Programa do Sesc/RS fará a logística de entrega e coleta dos alimentos (Foto: Divulgação)

Uma nova rede de solidariedade que está surgindo para atuar no combate à fome e ao desperdício de alimentos em Porto Alegre contará com a participação do Mesa Brasil Sesc. Nesta quinta-feira, 8 de outubro, será assinado um protocolo de intenções promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que tem como proposta fazer mediação entre empresas do comércio de alimentos e organizações sociais, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade, conjugando medidas de acesso à alimentação adequada e de segurança alimentar. 

O programa do Sesc/RS, que fará a logística de coleta e entrega dos produtos, se une a entidades como PUCRS, Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Banco de Alimentos, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e às redes Supermago e Gecepel. No âmbito público, estarão presentes a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDE) e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSANS).

No dia 5 de outubro, a equipe do Mesa Brasil já realizou a primeira coleta por meio da parceria. A doação de 123kg de alimentos não perecíveis e hortaliças, feita pelo supermercado Supermago, foi destinada para a Escola de Educação Infantil Girassol, do bairro Rubem Berta, que atende cerca de 150 pessoas. 

Para o gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Danilo Schmitz, a iniciativa do MP/RS é mais um passo importante para promover o acesso das pessoas a uma alimentação saudável e fortalece o trabalho já realizado pelo Mesa Brasil em Porto Alegre: “Consideramos que o combate à fome e ao desperdício de alimentos pode ser potencializado através do trabalho em rede, por isso essa mobilização de diferentes parceiros é um grande feito no que diz respeito à segurança alimentar e nutricional da nossa população. Estamos muitos felizes!” 

Rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários para atingir os objetivos de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. No estado, o programa é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas regiões de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.