Newsletter

Com a proposta de “se desafiar mais”, Fecomércio-RS encerra edição inédita da Semana do Empreendedor

13 de outubro de 2020

Divulgação Fecomércio-RS

Para encerrar com chave de ouro essa edição inédita da Semana do Empreendedor Fecomércio-RS, na última sexta-feira (09/10), Marcus Rossi, CEO & Co-Fundador da Summit Hub deixou uma frase de impacto aos participantes: “não seja “f.”, seja humano”. Ao falar sobre nova economia e a importância de se reinventar, o empreendedor trouxe cases de grandes companhias e mostrou um pouco da sua trajetória: aos 32 anos de idade, Rossi tornou seu negócio milionário, em três anos, a partir de um investimento inicial de R$ 30 mil.

Como? Se desafiando. Trouxe o exemplo da forma como se reinventou neste período de pandemia. Vendo seu principal produto, o evento Gramado Summit, interrompido pelo vírus, Rossi decidiu apostar em uma nova estratégia: ao invés de seguir comercializando ingressos para a edição 2020 do evento de inovação e tecnologia que traria como principal nome o lobo de Wall Street, Jordan Belford, ele aproveitou a oportunidade e transformou o evento em uma imersão em vendas. “E foi muito legal. Giramos o caixa em R$ 1 milhão com a venda de 120 ingressos e patrocínios, além de trazer muita mídia. Mostramos que é possível sim trazer para o sul um evento como esse. Ganhamos de muita gente que ficou parada no tempo pela pandemia”, disse ele.

Ao falar dos conceitos de nova economia, Rossi resgatou a chamada velha economia, muito ligada à Revolução Industrial, na qual o foco era produto e processos. “Na nova economia, temos o consumidor em primeiro lugar, seguido dos dados e da tecnologia”, ressaltou. Para apresentar esse novo panorama, o palestrante trouxe cases de grandes companhias. Comparou a Blockbuster com a Netflix para afirmar: “Se teu negócio funciona hoje, olha bem, amanhã ele pode não funcionar mais”, destacando a importância de se adaptar. Apresentou ainda o NuBank para falar de inovação e do cliente em primeiro lugar. Trouxe o case do Google Glass para dizer que empresas também erram, e falou da Apple, que busca quebrar o seu próprio modelo de negócio para evoluir. Comentou ainda sobre a Nike, que vende sensação a partir de seus produtos para concluir: “Desconforto é a nova rotina”.

A Semana do Empreendedor Fecomércio-RS reuniu em cinco dias de evento online especialistas que trouxeram temas relevantes com foco no desenvolvimento e na inovação. A iniciativa fez alusão ao Dia do Empreendedor, comemorado em 5 de outubro. Se você perdeu alguma das palestras, acesse os conteúdos disponíveis no YouTube do Sistema Fecomércio-RS.