Notícias

Oficina de escrita criativa do projeto Arte da Palavra reúne alunos de diferentes locais

23 de outubro de 2020

Aulas do escritor mineiro Bruno Ribeiro foram realizadas pelo Sesc Uruguaiana (Foto: Divulgação)

Milhares de quilômetros de distância física foram insignificantes para os participantes da Oficina de Escrita Criativa: o Processo e o Resultado na Literatura promovida pelo Sesc/RS. Como parte do projeto Arte da Palavra, o curso, realizado pelo Sesc Uruguaiana, contou com cinco encontros virtuais com alunos de diferentes estados e até mesmo de outros países. Ministrada pelo editor, escritor, tradutor e roteirista mineiro radicado na Paraíba, Bruno Ribeiro, a capacitação foi gratuita e contou com atividades teóricas e práticas entre os meses de setembro e outubro. 

Moradora de Guapimirim, no interior do Rio de Janeiro, a especialista Políticas Públicas e Gestão Governamental Monike D’Alencar assistiu às aulas diretamente da cidade de Bagheria, na região da Sicília, na Itália, onde passa suas férias. Ela, que já participou de curso presencial do projeto, aprovou o formato on-line criado por conta da pandemia, por proporcionar a integração de diferentes públicos e a possibilidade de unir várias capacitações para aprimorar a escrita. 

“É uma excelente oportunidade de conhecer pessoas. Os colegas leem os textos uns dos outros e comentam sobre as produções. Alguns contatos se mantêm, com projetos em conjunto fora das aulas”, conta Monike, que já concluiu cinco oficinas do Arte da Palavra organizadas pelo Sesc em outros estados nesses últimos meses. “Tem vários colegas que já encontrei nas outras atividades e que estão viajando pelo Brasil junto comigo. Esses encontros já renderam frutos que eu não podia imaginar, como um projeto que fui convidada por um participante de Minas Gerais em que publicamos contos de terror neste período de Halloween”, comemora, após ter sido encorajada pelos parceiros e pelo professor a publicar seus textos. 

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, que tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária. O projeto abrange diversos públicos, faixas etárias distintas e ocorre em todos os estados, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes. Mais informações sobre a realização no Rio Grande do Sul podem ser obtidas no site no site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.